A multinacional brasileira Marcopolo lançou recentemente o Marcopolo Parts, um marketplace voltado para o comércio de autopeças genuínas de reposição para diferentes chassis de ônibus. O novo e-commerce faz parte da transformação digital da empresa e terá abrangência em todo o Brasil.
Fundada em 1949, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a Marcopolo é uma fabricante de carrocerias e peças para ônibus. A empresa detém 100% das marcas Neobus, Volare e Marcopolo, além de percentuais menores da Metalsur e Superpolo, entre outras.
Conheça adiante o funcionamento do marketplace da Marcolopo. Saiba sobretudo quais são os objetivos deste empreendimento. Descubra, enfim, quais serão as próximas otimizações que tornarão este comércio eletrônico um dos maiores do Brasil no setor.
Acesse e leia também o post “Layout e-commerce”. Desse modo, fique sabendo de 10 vantagens de criar uma loja virtual com Design original e exclusivo!
COMO É O MARKETPLACE DA MARCOLOLO?
O marketplace da Marcopolo é do tipo B2B, isto é, ele visa o comércio entre empresas. Com efeito, nele estão sendo disponibilizadas para venda peças de reposição para as três principais marcas da multinacional já mencionadas, além de Mercedes e Volvo, entre outras.
O sistema está configurado sob uma plataforma desenvolvida pela CWS, a qual foi conjugada com o sistema de gestão SAP. O projeto de integração em nuvem foi realizado pela equipe interna de Tecnologia da Informação da Marcopolo.
Por enquanto, são duas as categorias de produtos disponíveis:
- Autopeças: carrocerias, câmbios, transmissões, direções, eixos, longarinas, embreagens, freios, motores, suspensões, elétrica e eletrônica;
- Pneus e rodas: batentes para estepe, parafusos e porcas de rodas, etc.
Cada peça conta com página de venda específica com código de identificação, nome, tipo de veículo e aplicação, entre outras informações. Elas possuem garantia de fábrica, ou seja, têm a certificação de que são idênticas às usadas na linha de montagem.
Como se pode observar, este marketplace aumenta o poder da empresa. Até então a Marcopolo trabalhava com os estoques de um quarteto de filiais sediadas em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Agora, entretanto, a multinacional passa a contar com uma rede de 60 outros players revendedores, em todo o Brasil, os quais estão integrados ao sistema online.
COMO USAR O SITE E-COMMERCE DA MARCOPOLO?
Para usar o site e-commerce, as empresas consumidoras que são as clientes finais deverão realizar passo a passo em seguida:
- Cadastro na loja online;
- Visualização das páginas de vendas individuais das peças a serem compradas;
- Consulta dos preços das peças e o frete estimado;
- Adicionamento das peças ao carrinho virtual;
- Seleção da quantidade de peças;
- Inclusão de um endereço para entrega;
- Visualização do resumo do pedido;
- Escolha da forma de pagamento;
- Finalização da compra.
Feita a compra, a entrega pode levar desde um a até três dias, dependendo da região.
Com este projeto, a Marcopolo conecta as empresas usuárias às lojas de peças de reposição mais próximas e atinge também outros objetivos. Saiba mais sobre isso no próximo tópico!
OBJETIVOS DO E-COMMERCE DA MARCOPOLO
O lançamento deste marketplace tem como finalidades:
- Conectar empresas usuárias dos ônibus das marcas da Marcopolo às lojas de peças de reposição parceiras mais próximas via geolocalização;
- Facilitar o processo de autoatendimento B2B ao possibilitar que os clientes encontrem peças de reposição com mais rapidez e as encomendem via internet;
- Ampliar os serviços oferecidos pela fabricante para dessa forma agregar mais valor às vendas de ônibus da companhia e fidelizar mais clientes;
- Gerir o inventário dos revendedores e dessa maneira obter melhor entendimento do funcionamento de seus estoques.
Enfim, vale lembrar, ao administrar o inventário das empresas parceiras via marketplace, a Marcopolo poderá verificar quais peças têm maior demanda de reposição, entender demandas regionais e facilitar a redistribuição de peças conforme a demanda, entre outras ações.
OTIMIZAÇÕES FUTURAS
O marketplace já está em funcionamento, mas contará com otimizações futuras. Por exemplo, em breve o cliente final poderá:
- Visualizar estoques integrados dos revendedores com preço sugerido;
- Selecionar opções de serviços de instalação do item comprado.
Ademais, a Marcopolo pretende instalar o software de administração de concessionárias da Linx, em suas empresas parceiras, as quais atualmente trabalham com 15 ERPs diferentes. A unificação permitiria melhorar a produtividade geral do negócio.
Acesse e leia também o artigo “Multi loja”. Saiba, assim, como funciona este modo de trabalho com múltiplas frentes de lojas online com layout e Design diferentes, mas com uma gestão centralizada.