Pesquisa por voz, também chamada de voice search, é um método de buscas online no qual um usuário ou internauta fala uma palavra ou frase em direção ao microfone de um smartphone, tablet, notebook, PC ou outro dispositivo eletrônico, e em seguida recebe sugestões de conteúdo na tela. Esse tipo de pesquisa impacta diretamente o comércio eletrônico.
Atualmente, as pesquisas por voz têm sido feitas principalmente em motores de buscas como o Google e Yahoo ou com o uso de aplicativos assistentes como o Cortana, Alexa, Siri e OK Google. Nesse contexto, buscas de produtos e conteúdos relacionados ao e-commerce são muito comuns. Daí a importância de adaptar o seu conteúdo para pesquisas assim.
Neste ano de 2020, estima-se que 30% a 40% das buscas na internet sejam feitas por voz. Como se pode observar, este é um argumento bem sólido sobre qual os(as) donos(as) de lojas virtuais como você devem ficar de olho e tomar providências em termos de SEO.
Mas quais providências SEO tomar? Pois bem, este é o tema seguinte deste mesmo artigo. Confira!
Acesse e leia também o post “Controle por voz”. Saiba, desse modo, como isso vai impactar o comércio eletrônico daqui para frente.
10 FORMAS DE AUMENTAR A VISITAÇÃO NO SEU E-COMMERCE VIA PESQUISA POR VOZ
Como otimizar sua loja virtual e seu blog de e-commerce para a pesquisa por voz? Como fazer com que os internautas que falam ao invés de digitar palavras no Google, Bing, Yahoo ou outro buscador encontrem o seu conteúdo? Para tanto, procure trabalhar com:
01 – Perguntas:
Boa parte dos internautas que fazem pesquisas por voz realizam perguntas. Desse modo, você deve incluir essas perguntas no seu conteúdo e obviamente também as respostas. Cada pergunta é uma palavra-chave que poderá ser usada em um blog-post, por exemplo.
02 – Cauda Longa:
A pesquisa por voz em comparação com as buscas via digitação são mais detalhadas. As pessoas tendem a falar frases mais longas, as quais resultam em buscas mais específicas como “O que é a Smart TV LG LED de 43 polegadas com inteligência artificial?”, por exemplo.
03 – Linguagem natural:
Enquanto digitamos algo nos buscadores, a tendência é resumir o conteúdo. Isto é, suprimimos algumas preposições e palavras de ligação. Enquanto isso, quando usamos a voz a pesquisa se parece mais com uma conversa, tem tom coloquial e até gírias.
04 – Google Meu Negócio:
Inclua a sua empresa e-commerce no Google Meu Negócio. Esta ferramenta grátis possibilita que você atraia a atenção dos consumidores que usam os mapas do Google, que é onde os usuários de smartphones mais fazem buscas por voz.
05 – Featured Snippets:
Featured Snippets são respostas sintetizadas para perguntas feitas em motores de buscas como o Google. Essas respostas são feitas para serem lidas para o internauta pelo app de voz. Assim, se você criar definições concisas e elucidar conceitos terá mais chance de emplacar conteúdo dessa forma.
06 – Dados estruturados:
Dados estruturados são marcações que organizam seu conteúdo e facilitam a exposição deste nos motores de buscas. Uma das principais referências neste aspecto é o Schema.org. Você pode usar isso para otimizar as pesquisas por voz no seu e-commerce e aumentar suas visitas.
07 – Tempo de carregamento menor:
Quanto menor o tempo de carregamento das suas páginas, menor a rejeição. Desse modo, quanto menor a rejeição, maior a chance do seu conteúdo subir até o topo nas buscas por determinadas palavras-chave. Isso inclui as buscas por voz.
08 – Mobile:
A maioria das buscas por voz é feita em tecnologias móveis como os smartphones, por exemplo. Assim, você deve utilizar uma plataforma e-commerce que lhe permita criar lojas virtuais dos tipos Mobile First e Mobile Friendly.
09 – Conteúdos completos:
Conteúdos que explicam tintim por tintim um determinado assunto são os preferidos pelo algoritmo do Google. Eles geralmente são longos, com 900 a 3.000 mil palavras. Por isso, eles tendem a ranquear melhor tanto em buscas digitadas quanto por voz.
10 – Redes sociais:
Assim como os conteúdos completos e o tempo de carregamento, tudo o que faz sucesso nas redes sociais costuma ser melhor ranqueado nos buscadores no que diz respeito às pesquisas por voz. Contrate um analista de redes sociais para lhe ajudar com isso, se achar necessário.
CONCLUSÃO
Há muitas coisas que você pode fazer para melhorar o SEO da sua loja virtual e blog de e-commerce e assim possibilitar que as suas páginas de vendas e blog-posts sejam mais encontrados na web e consequentemente mais visitados.
Trabalhe, por exemplo, com frases-chave específicas de Cauda Longa, descubra via Ubersuggest e Keyword Planner quais são as perguntas feitas pelos internautas e as responda, use uma linguagem natural de conversação, etc.
A pesquisa por voz está mais do que bem encaminhada. Já em janeiro de 2020 tivemos a notícia de que o Google Assistente pode ser integrado ao Chrome, o que certamente vai provocar um grande impacto nas buscas e também no e-commerce. Prepare-se para isso e supere a concorrência!
Acesse e leia também o post “Atualizações do Google”. Fique sabendo, então, quais são as principais intervenções no algoritmo desde 1998.