No universo dos livros, a notícia da vez é “Magazine Luiza compra Estante Virtual”. O Magalu, como também é chamada a rede de lojas fundada por Luiza Trajano em 1957, arrematou em um leilão o maior marketplace online de sebos e livreiros do Brasil por R$ 31,1 milhões.
A Estante Virtual surgiu em 2005 por iniciativa do administrador André Garcia. Primeiramente, a ideia era comercializar livros usados. Posteriormente, passou a trabalhar também com os novos. Já em 2017 foi comprada pela Livraria Cultura, que agora se desfez do ativo.
Em seguida, você saberá o que está por trás deste processo de compra e quais mudanças poderão ocorrer daqui em diante no âmbito do mencionado marketplace. Continue lendo e fique por dentro dessa história!
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MAGAZINE LUIZA COMPRA ESTANTE VIRTUAL EM LEILÃO
Como dito, a Estante Virtual passou a ser um ativo da Livraria Cultura em 2017. Todavia, em 2018, devido às ‘vacas magras’ do mercado livreiro, a Cultura entrou em processo de recuperação judicial. Na época, a empresa devia R$ 285 milhões e não tinha como pagar.
Dessa maneira, para evitar a falência, seus diretores decidiram vender o marketplace de livros usados. Assim, a Cultura poderia se capitalizar e ganhar mais fôlego para uma possível recuperação. Neste cenário, a venda ocorreu em um leilão no final de janeiro 2020.
No decorrer do leilão, em São Paulo, a única empresa a apresentar uma proposta foi o Magalu. A oferta, pouco mais de R$ 31 milhões, foi aceita pela Cultura. A oficialização do negócio poderá se dar em um prazo de 5 a 20 dias.
Adiante, você poderá conhecer um pouco melhor a Estante Virtual. Avante!
NÚMEROS DA ESTANTE VIRTUAL
A Estante Virtual é o maior marketplace brasileiro de livros usados. Neste contexto, essa empresa:
- Conta com acervo de mais de 16 milhões de livros à venda;
- Possui aproximadamente 2.600 vendedores (sellers) registrados;
- Já vendeu mais de 23 milhões de livros desde sua fundação;
- Comercializa 1 livro a cada 8 segundos (cerca de 10 mil livros por dia).
Como se pode observar, a Estante Virtual é um marketplace que pode agregar muito valor ao Magalu. Aliás, como se poderá saber no próximo tópico deste artigo, o contrário é igualmente válido.
POSSÍVEL FUTURO DA ESTANTE VIRTUAL E MAGALU
Qual será o futuro pós aquisição da Estante Virtual pelo Magazine Luiza? Eis, por exemplo, alguns cenários:
- Hoje, a responsabilidade da entrega dos livros é dos sellers do marketplace. Entretanto, o Magalu poderá integrar a Estante Virtual ao seu sistema de logística. Se isso ocorrer, então as entregas poderão ser feitas pelos parceiros do Magalu ou, ainda, nas 1.000 lojas físicas da empresa e milhares de lojas dos sellers, que – graças ao Linx OMS – servem como pontos de retirada de produtos comprados online;
- Com o acréscimo de novos vendedores, o Magalu poderá fortalecer seu marketplace e o seu superapp. Dessa forma, a empresa poderá também atrair novos públicos de consumidores para os seus canais de vendas;
- O Big Data da empresa aumentará, o que proporcionará maior volume de dados, os quais são fundamentais para o processo de tomadas de decisões de mercado e Marketing em grande escala. Em resumo, quem sabe mais certamente toma decisões melhores.
Com a aquisição, muitos analistas como Murilo Breder, da Levante, estão dizendo que o Magalu fica mais próximo de se tornar a “Amazon brasileira”. A Amazon, como todos sabem, é um fenômeno do e-commerce global, sendo atualmente a marca mais valiosa do mundo, à frente do Google, Apple e Microsoft.
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