Magazine Luiza compra Estante Virtual

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Saiba qual poderá ser o futuro do marketplace de livros usados!

Magazine Luiza compra Estante Virtual em uma tentativa de dominar setor livreiro
Magazine Luiza compra Estante Virtual em uma tentativa de dominar setor livreiro

No universo dos livros, a notícia da vez é “Magazine Luiza compra Estante Virtual”. O Magalu, como também é chamada a rede de lojas fundada por Luiza Trajano em 1957, arrematou em um leilão o maior marketplace online de sebos e livreiros do Brasil por R$ 31,1 milhões.

A Estante Virtual surgiu em 2005 por iniciativa do administrador André Garcia. Primeiramente, a ideia era comercializar livros usados. Posteriormente, passou a trabalhar também com os novos. Já em 2017 foi comprada pela Livraria Cultura, que agora se desfez do ativo.

Em seguida, você saberá o que está por trás deste processo de compra e quais mudanças poderão ocorrer daqui em diante no âmbito do mencionado marketplace. Continue lendo e fique por dentro dessa história!

Acesse e leia também o post “Marcas mais valiosas do mundo”. Assim, descubra como o e-commerce de livros da Amazon foi da garagem da residência de Jeff Bezos ao topo da lista Brand Finance em apenas 25 anos.


MAGAZINE LUIZA COMPRA ESTANTE VIRTUAL EM LEILÃO

Como dito, a Estante Virtual passou a ser um ativo da Livraria Cultura em 2017. Todavia, em 2018, devido às ‘vacas magras’ do mercado livreiro, a Cultura entrou em processo de recuperação judicial. Na época, a empresa devia R$ 285 milhões e não tinha como pagar.

Parte dos recursos da alienação deverão ser usados em ações de Marketing para recuperação da Livraria Cultura
Parte dos recursos da alienação deverão ser usados em ações de Marketing para recuperação da Livraria Cultura

Dessa maneira, para evitar a falência, seus diretores decidiram vender o marketplace de livros usados. Assim, a Cultura poderia se capitalizar e ganhar mais fôlego para uma possível recuperação. Neste cenário, a venda ocorreu em um leilão no final de janeiro 2020.

No decorrer do leilão, em São Paulo, a única empresa a apresentar uma proposta foi o Magalu. A oferta, pouco mais de R$ 31 milhões, foi aceita pela Cultura. A oficialização do negócio poderá se dar em um prazo de 5 a 20 dias.

Adiante, você poderá conhecer um pouco melhor a Estante Virtual. Avante!


NÚMEROS DA ESTANTE VIRTUAL

Marketplace Estante Virtual vende livros novos, usados e seminos de milhares de sebos e livrarias
Marketplace Estante Virtual vende livros novos, usados e seminovos de milhares de sebos e livrarias

A Estante Virtual é o maior marketplace brasileiro de livros usados. Neste contexto, essa empresa:

  • Conta com acervo de mais de 16 milhões de livros à venda;
  • Possui aproximadamente 2.600 vendedores (sellers) registrados;
  • Já vendeu mais de 23 milhões de livros desde sua fundação;
  • Comercializa 1 livro a cada 8 segundos (cerca de 10 mil livros por dia).

Como se pode observar, a Estante Virtual é um marketplace que pode agregar muito valor ao Magalu. Aliás, como se poderá saber no próximo tópico deste artigo, o contrário é igualmente válido.


POSSÍVEL FUTURO DA ESTANTE VIRTUAL E MAGALU

Qual será o futuro pós aquisição da Estante Virtual pelo Magazine Luiza? Eis, por exemplo, alguns cenários:

  • Hoje, a responsabilidade da entrega dos livros é dos sellers do marketplace. Entretanto, o Magalu poderá integrar a Estante Virtual ao seu sistema de logística. Se isso ocorrer, então as entregas poderão ser feitas pelos parceiros do Magalu ou, ainda, nas 1.000 lojas físicas da empresa e milhares de lojas dos sellers, que – graças ao Linx OMS – servem como pontos de retirada de produtos comprados online;
Magazine Luiza usa Linx para transformar lojas físicas dos sellers de seu marketplace em centros de distribuição
Magazine Luiza usa Linx para transformar lojas físicas dos sellers de seu marketplace em centros de distribuição
  • Com o acréscimo de novos vendedores, o Magalu poderá fortalecer seu marketplace e o seu superapp. Dessa forma, a empresa poderá também atrair novos públicos de consumidores para os seus canais de vendas;
  • O Big Data da empresa aumentará, o que proporcionará maior volume de dados, os quais são fundamentais para o processo de tomadas de decisões de mercado e Marketing em grande escala. Em resumo, quem sabe mais certamente toma decisões melhores.

Com a aquisição, muitos analistas como Murilo Breder, da Levante, estão dizendo que o Magalu fica mais próximo de se tornar a “Amazon brasileira”. A Amazon, como todos sabem, é um fenômeno do e-commerce global, sendo atualmente a marca mais valiosa do mundo, à frente do Google, Apple e Microsoft.

Acesse e leia também o post “Trabalhar com e-commerce”. Fique, então, sabendo de 10 dicas de ouro para quem quer se tornar o(a) dono(a) de uma loja virtual!