10 desafios do e-commerce

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Saiba o que é necessário na atualidade para o comércio eletrônico se superar e evoluir

Entre os desafios do e-commerce está o Design, o qual é fundamental para aparência, originalidade e usabilidade das lojas online
Entre os desafios do e-commerce está o Design, o qual é fundamental para aparência, originalidade e usabilidade das lojas online

Ao lermos as notícias sobre o crescimento do comércio eletrônico no Brasil e no mundo podemos chegar à conclusão de que não existe mais nada a ser superado neste setor, a não ser as vendas. Ledo engano, pois existem muitos desafios no e-commerce.

Há, por exemplo, coisas que precisam evoluir em áreas como o mobile, a segurança e o Design e-commerce, entre outras. No tópico seguinte, você poderá conhecer alguns destes desafios. Continue lendo para saber mais!

Acesse e leia também o post “Desafios de um administrador de lojas virtuais”. Fique sabendo, então, de cinco coisas importantes para quem está no comando do setor de gestão no varejo online.


DESAFIOS DO E-COMMERCE: SUPERE E EVOLUA!

Aqui estão alguns dos maiores desafios do e-commerce na atualidade:

01 – Design:

A maioria das lojas virtuais brasileiras e estrangeiras não têm um bom Design. Para começar, muitas delas parecem uma cópia barata da loja do concorrente. Além disso, a usabilidade ruim muitas vezes faz com que os consumidores online desistam de comprar. Para superar isso é necessário investir sobretudo em uma boa plataforma e-commerce e em um Design original.

02 – Integração omnichannel:

Agora que o mercado e-commerce já está bem encaminhado, pipocam soluções que visam integrar múltiplos canais de vendas como lojas virtuais com lojas físicas e marketplaces. O desafio aqui é criar cada vez mais soluções do tipo e implantá-las no maior número possível de negócios. Vai levar um bom tempo até que esse modelo evolua para o futurístico U-commerce.

Use ferramentas omnichannel para integrar estoques, oferecer novas formas de entrega de produtos, melhorar a experiência do consumidor e muito mais!
Use ferramentas omnichannel para integrar estoques, oferecer novas formas de entrega de produtos, melhorar a experiência do consumidor e muito mais!

03 – Logística:

Enquanto lojas físicas atuam localmente, lojas virtuais atuam local, regional, nacional e até internacionalmente. Isso, sem dúvida, aumenta os desafios de logística. Assim, tanto entregas quanto devoluções de mercadorias são mais complexas no e-commerce. Lojistas devem ficar atentos às tecnologias e novidades deste setor e oferecer o melhor aos seus consumidores.

04 – Conectividade da internet:

De acordo com pesquisa TIC Domicílios, 127 milhões de cidadãos brasileiros usaram a internet em 2018. Isso significa que 83 milhões de pessoas no país estão fora da rede. Em outras palavras, são 83 milhões de consumidores a menos no e-commerce. Então, para o comércio eletrônico online aumentar é necessário que mais gente tenha acesso à internet.

05 – Velocidade da internet:

Além do ampliar o acesso à internet é preciso superar a lentidão. Para se ter uma ideia, uma mobile loja cujas páginas de vendas levam mais de três segundos para carregar acabam sofrendo mais de 50% de abandono de carrinho. A princípio, o mau carregamento se deve a um mau Design, mas também à vagarosidade da rede.

06 – Mobile:

O e-commerce cresce, mas as telas ficam cada vez menores. No início, as vendas online eram feitas via desktop. Posteriormente, em notebooks. Depois, nos tablets e smartphones. Agora temos a Internet das Coisas com seus relógios e outros produtos conectados. Vender nestas telas pequenas é desafiante sobretudo para equipes de Design, usabilidade e Marketing.

Colocar a sua loja virtual na palma da mão dos consumidores é um dos desafios do e-commerce
Colocar a sua loja virtual na palma da mão dos consumidores é um dos desafios do e-commerce

07 – Inteligência Artificial:

Dia após dia, a Inteligência Artificial (IA) é aprimorada e integrada à múltiplas tecnologias dentro e fora do e-commerce. Entretanto, ainda há muito trabalho a se fazer para que esta possa penetrar nas camadas mais profundas do comércio eletrônico, nas quais encontram-se as médias e as pequenas lojas virtuais.

08 – Legalidade:

Colocar um e-commerce para funcionar requer abrir e administrar uma empresa como qualquer outra. O empresário do ramo deve obter CNPJ, observar e cumprir o Código do Consumidor, a Lei do E-commerce e a Lei de Proteção de Dados, entre outras legislações. Ademais, ele deve pagar impostos. No Brasil, tudo isso envolve muita, muita burocracia.

09 – Marketing:

Se uma loja virtual não recebe visitantes, ela simplesmente não vende. No Brasil, em média a cada 100 visitantes, só 1 compra. Para atrair gente é preciso realizar ininterruptas campanhas de Marketing. Todavia, por falta de treinamento, muitos dos empresários não acham isso o mais importante. Para evoluir, contudo, é preciso mudar este tipo de pensamento.

Use ferramentas do Marketing Digital para atrair mais visitantes para seu site ou loja online
Use ferramentas do Marketing Digital para atrair mais visitantes para seu site ou loja online

10 – Fraudes:

Phishing, violações de senhas, uso de cartões alheios, uso de cartões roubados, etc. são fraudes que geram milhões em prejuízos tanto para consumidores quanto para lojistas no e-commerce. Para evita-las, o lojista precisa investir alto em tecnologias de controle e segurança e os consumidores precisam dobrar a atenção ao comprar online.

Acesse e leia também o nosso artigo “Desafios da mudança de plataforma e-commerce”. Conheça, assim, quatro etapas fundamentais deste processo.


CONCLUSÃO

O setor e-commerce como um todo está em franco crescimento há décadas, porém ainda possui muitos pontos que precisam ser melhorados. Neste cenário, cada lojista deve trabalhar a melhoria contínua de sua própria loja virtual para assim aumentar suas chances de sucesso.

Acesse e leia também o post “50 anos de comércio eletrônico via internet”. Descubra, dessa forma, o que mudou ao longo das últimas cinco décadas e o que vem por aí.