O setor de e-commerce em Portugal movimentou 5.000 milhões de euros (valor que, no Brasil, se refere a 5 bilhões) entre 2017 e 2018, revela pesquisa veiculada em novembro de 2019 pelo CTT (Correios). O aumento foi de 17% em relação ao período anterior.
O estudo intitulado “CTT e-Commerce Report 2019” foi divulgado durante a 4ª edição do CTT e-Commerce Day. Ele também expôs que 46% dos portugueses fizeram ao menos uma compra online ao longo do ano analisado, o que representou um aumento de 10%.
Desse modo, o comércio eletrônico deste país agora equipara-se ao dos países do Sul da Europa. Lá, a média de compradores online é de 47%. Além disso, cada português tem comprado cerca de 13 produtos por ano, o que representa 14% de crescimento neste aspecto.
Como se pode observar, esta é uma boa hora para investir em uma loja virtual ou outro tipo de site e-commerce em Portugal. Antes, porém, de partir para a prática, dê uma conferida logo adiante em como se comportam os cidadãos deste país no comércio eletrônico.
Acesse e leia também o post “e-Plus Ranking 2019”. Conheça, desse modo, os 50 sites de e-commerce mais pesquisados no Google Search Brasil, na atualidade.
COMO SE COMPORTA O CONSUMIDOR NO E-COMMERCE EM PORTUGAL?
De acordo com a mesma pesquisa já mencionada, o público de consumidores portugueses online é:
- Predominantemente feminino (51,5%);
- Formado majoritariamente por pessoas com idade entre 25 e 44 anos (66%);
- Oriundo de classes sociais média alta (81%) e média (77%);
- Adepto do uso do smartphone para pesquisar (86%) e para pagar (80%);
- Optante por produtos com descontos (68%) ou em promoções (62%) na hora de comprar;
- Adepto principalmente dos marketplaces (68%);
- Omnichannel (97%);
- Adepto da previsibilidade de entrega (52%) mais do que do tempo de entrega.
Ademais, o estudo demonstra que os portugueses em sua maioria fazem compras online internacionais, preferencialmente nos sites de e-commerce e/ou marketplaces chineses (70%). Seja como for, empresas portuguesas como a Babu, por exemplo, que recentemente lançou uma loja virtual, têm tentado entrar nesta onda que ano após ano tem ficado cada vez maior e mais forte.
Acesse e leia também o post “Babu”. Dessa forma, fique por dentro do lançamento da loja virtual desta empresa de produtos ecologicamente sustentáveis.
DICAS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL EM PORTUGAL
Para montar um e-commerce em Portugal, siga o seguinte passo a passo:
- Desenvolva um Plano de Negócios ou use o método Startup E-commerce;
- Obtenha o financiamento para levar o projeto adiante;
- Alugue uma boa plataforma e-commerce como a VTEX, por exemplo;
- Em seguida, produza o layout / Design da loja virtual;
- Quando a loja virtual ficar pronta, realize campanhas de Marketing Digital ininterruptamente para atrair consumidores e vender;
- Faça as entregas adequadamente (o próprio CTT conta com boas soluções), bem como a logística reversa (quando necessário);
- Realize o pós-venda.
Caso não saiba produzir o layout / Design para a sua loja virtual, então contrate uma agência e-commerce especializada. A vantagem de contar com um Design original exclusivo é que o seu site e-commerce não ficará parecendo uma cópia barata da loja virtual dos seus concorrentes.
Acesse e leia também o post “Construção de site e-commerce”. Conheça, dessa maneira, uma agência e-commerce brasileira que já produziu mais de 300 lojas virtuais para empresas nacionais e internacionais.