E-commerce em Portugal já movimenta 5 bilhões de euros

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Pagamento via smartphone é o modo preferido do consumidor deste país

E-commerce em Portugal cresceu 17% no último ano
E-commerce em Portugal cresceu 17% no último ano

O setor de e-commerce em Portugal movimentou 5.000 milhões de euros (valor que, no Brasil, se refere a 5 bilhões) entre 2017 e 2018, revela pesquisa veiculada em novembro de 2019 pelo CTT (Correios). O aumento foi de 17% em relação ao período anterior.

O estudo intitulado “CTT e-Commerce Report 2019” foi divulgado durante a 4ª edição do CTT e-Commerce Day. Ele também expôs que 46% dos portugueses fizeram ao menos uma compra online ao longo do ano analisado, o que representou um aumento de 10%.

Desse modo, o comércio eletrônico deste país agora equipara-se ao dos países do Sul da Europa. Lá, a média de compradores online é de 47%. Além disso, cada português tem comprado cerca de 13 produtos por ano, o que representa 14% de crescimento neste aspecto.

Como se pode observar, esta é uma boa hora para investir em uma loja virtual ou outro tipo de site e-commerce em Portugal. Antes, porém, de partir para a prática, dê uma conferida logo adiante em como se comportam os cidadãos deste país no comércio eletrônico.

Acesse e leia também o post “e-Plus Ranking 2019”. Conheça, desse modo, os 50 sites de e-commerce mais pesquisados no Google Search Brasil, na atualidade.


COMO SE COMPORTA O CONSUMIDOR NO E-COMMERCE EM PORTUGAL?

Portugueses gostam de pagar via smartphone
Portugueses gostam de pagar via smartphone

De acordo com a mesma pesquisa já mencionada, o público de consumidores portugueses online é:

  • Predominantemente feminino (51,5%);
  • Formado majoritariamente por pessoas com idade entre 25 e 44 anos (66%);
  • Oriundo de classes sociais média alta (81%) e média (77%);
  • Adepto do uso do smartphone para pesquisar (86%) e para pagar (80%);
  • Optante por produtos com descontos (68%) ou em promoções (62%) na hora de comprar;
  • Adepto principalmente dos marketplaces (68%);
  • Omnichannel (97%);
  • Adepto da previsibilidade de entrega (52%) mais do que do tempo de entrega.

Ademais, o estudo demonstra que os portugueses em sua maioria fazem compras online internacionais, preferencialmente nos sites de e-commerce e/ou marketplaces chineses (70%). Seja como for, empresas portuguesas como a Babu, por exemplo, que recentemente lançou uma loja virtual, têm tentado entrar nesta onda que ano após ano tem ficado cada vez maior e mais forte.

Acesse e leia também o post “Babu”. Dessa forma, fique por dentro do lançamento da loja virtual desta empresa de produtos ecologicamente sustentáveis.


DICAS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL EM PORTUGAL

Use ferramentas do Marketing Digital para atrair mais visitantes para seu site ou loja online
Use ferramentas do Marketing Digital para atrair mais visitantes para seu site ou loja online

Para montar um e-commerce em Portugal, siga o seguinte passo a passo:

  • Obtenha o financiamento para levar o projeto adiante;
  • Alugue uma boa plataforma e-commerce como a VTEX, por exemplo;
  • Em seguida, produza o layout / Design da loja virtual;
  • Realize o pós-venda.

Caso não saiba produzir o layout / Design para a sua loja virtual, então contrate uma agência e-commerce especializada. A vantagem de contar com um Design original exclusivo é que o seu site e-commerce não ficará parecendo uma cópia barata da loja virtual dos seus concorrentes.

Acesse e leia também o post “Construção de site e-commerce”. Conheça, dessa maneira, uma agência e-commerce brasileira que já produziu mais de 300 lojas virtuais para empresas nacionais e internacionais.