É mais feliz quem sabe como vender mais no Natal. No e-commerce ou no omnichannel, esta é uma das melhores datas para alavancar negócios. Todavia, não é tão simples fazer acontecer. Para obter sucesso neste evento é preciso preparar-se com estratégia e táticas ousadas.
Pois neste artigo você conferirá uma dezena de dicas assim para se sair bem com as vendas de Natal. Desse modo, será possível levar a sua loja virtual, a sua loja física e demais canais de comércio para um fim de ano realmente com mais prosperidade. Continue lendo e fique por dentro!
Acesse e leia também o post “Datas e-commerce”. Conheça, assim, 10 dias do ano nos quais é possível dar um grande impulso nas suas vendas.
COMO VENDER MAIS NO NATAL: 10 DICAS DE OURO PARA SEU E-COMMERCE E OMNICHANNEL
Se você está tentando saber como vender mais no Natal, então acompanhe estas 10 dicas que são um caminho para a obtenção de sucesso nesta empreitada:
01 – Planejamento:
O planejamento é fundamental neste projeto, por isso, comece a fazê-lo um ano antes. Isto é, assim que o Natal terminar comece a planejar o próximo. Defina orçamento de Marketing, campanhas, promoções, Design da loja, etc., e ative tudo na hora certa. Ao longo do ano, volte-se para esse plano várias vezes, corte custos desnecessários e faça otimizações.
02 – Reposição de estoque:
Uma das coisas que você precisa ficar de olho (e incluir no seu planejamento) é a reposição de estoque. Isso porque o Natal ocorre a menos de um mês da Black Friday, outro grande evento comercial. Por isso, fale com os seus fornecedores antecipadamente. Programe prazos de entrega e quantidades de produtos. Aproveite para negociar e conseguir preços melhores.
03 – Design:
O modo como a sua loja física e loja virtual é mostrada ao consumidor influencia a decisão de compra do mesmo. Então, capriche na decoração online e offline. Certifique-se de incluir os símbolos, as cores e os motivos de Natal mais atraentes. Tenho certeza que depois de fazer este evento de vendas ano após ano você se tornará um(a) expert em Design natalino.
04 – Personalização:
Quando um consumidor entra em uma loja virtual ele depara-se com a “vitrine”. Esta, por sua vez, pode ser preparada automaticamente conforme o gosto (histórico de acessos e compras) de cada consumidor / cliente. Ou seja, com a tecnologia adequada dá para personalizá-la. Assim, ao oferecer vitrines únicas para visitantes únicos pode-se vender muito mais.
05 – Prateleira Infinita:
Use tecnologias que integrem os estoques dos seus canais de vendas e assim transforme-os em uma “Prateleira Infinita”. Dessa maneira, com estoques integrados, se um consumidor não encontrar um produto desejado na sua loja física, então ele poderá no mesmo instante comprar online e receber em casa, por exemplo. Resumindo, você não perde a venda.
06 – Loja física como centro de distribuição:
Instale, se puder, um software do tipo Order Management System (Sistema de Gestão de Pedidos), o qual confira o poder de transformar as suas lojas físicas em pontos de distribuição de produtos comprados no e-commerce. Desse modo é possível atrair mais consumidores para a sua rede de lojas e vender produtos complementares.
07 – Treinamento técnico:
Desde a copa a até a equipe de vendas, e principalmente o seu time de atendimento, treine seus colaboradores. Repasse para eles a experiência que acumulou nos Natais passados. Dê especial atenção aos(às) colaboradores(as) novatos(as). Enfim, melhore continuamente (não só no Natal) com treinamento técnico adequado e o seu pessoal lhe gerará mais retorno.
08 – Invista em Marketing:
Acumule ao longo do ano um caixa para realizar campanhas de links patrocinados, SEO Marketing, Remarketing, E-mail Marketing, comparadores de preços e outros tipos de Marketing na semana de Natal. Lembre-se, você precisa levar o máximo de visitantes para os seus canais de vendas e não há como fazer isso sem Marketing.
09 – Prepare campanhas exclusivas:
Desenvolva campanhas exclusivas para o Natal. Pense-as com cuidado ao longo do ano. Use recursos como cupons, descontos, frete grátis, vale presente, etc. Como dito no início, não descuide do Design. Se possível, contrate alguém ou uma agência para dar conta do visual dos banners, dos anúncios e também das fachadas das lojas físicas e da loja virtual.
10 – Avalie o planejamento e a execução:
Tão logo o Natal e as compras de final de ano terminarem, reserve um tempo para realizar uma avaliação. De preferência, faça isso em equipe. Em um brainstorming levante os pontos negativos e positivos do planejamento e execução das campanhas de vendas. Aproveite também para dar o pontapé inicial do planejamento do próximo Natal.
Ah, eu já ia me esquecendo. A sua loja virtual deve ser construída em uma plataforma e-commerce escalável. Se ainda não for, então providencie isso. Desse modo, ela poderá suportar acessos e compras simultâneas sem demora e travamentos. Isso é essencial para o crescimento do seu negócio online.
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