Quer saber o que é CRM? Trata-se de uma sigla para o termo Customer Relationship Management (do Inglês), que em Português significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Com efeito, CRM é um software que serve ao fim declarado em seu próprio nome.
Esta, entretanto, é uma definição básica. Sendo assim, recomendo que você aprofunde o seu conhecimento neste tema. Continue lendo este artigo para conhecer, por exemplo, algumas funções de um CRM e também como integrá-lo ao seu comércio eletrônico.
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O QUE É CRM E PARA QUE SERVE?
CRM é um software que serve para administrar o relacionamento com os clientes da sua empresa e assim gerar mais vendas. Ele pode ser instalado em um computador local ou em nuvem. Seja como for, este sistema pode contar com módulos voltados para atividades como:
- Gestão de funil de vendas;
- Geração e gestão de leads;
- Histórico do lead, suspect, prospect, cliente e freguês;
- Automação de E-mail Marketing;
- Omnichannel;
- Predição, previsão, ativação, automação e gestão de vendas;
- Gamificação.
Há vários CRMs no mercado, a maioria em nuvem, o que possibilita que você administre o relacionamento com os seus clientes a partir do seu home office, da sua empresa, da sua casa e/ou de qualquer lugar do mundo com acesso à internet.
São, por exemplo, CRMs conhecidos o Salesforce, o Pipedrive e o Zoho. Alguns são mais viáveis para indústrias, outros para serviços e outros, ainda, para o comércio físico e também para o comércio eletrônico, como você poderá ficar sabendo no próximo tópico deste texto.
Acesse e leia também o post “CRM E-mail Marketing”. Conheça, então, quatro vantagens de integrar esses dois sistemas ao seu e-commerce.
COMO INTEGRAR UM SOFTWARE DE RELACIONAMENTO COM CLIENTE AO SEU E-COMMERCE
A integração de um software CRM a uma loja virtual pode ser realizada por meio de API. Desse modo, a operação requer o serviço de um programador, que por sua vez pode ser contratado via portais de empregos e trabalhos freelas.
Ademais, se você preferir, é possível contratar serviços de integração de softwares em agências de e-commerce. Uma agência como a e-Plus, por exemplo, conta com programadores front-end e back-end capazes de realizar esta atividade.
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VANTAGENS DO CRM E-COMMERCE
Ao integrar um CRM ao seu e-commerce e ao seu comércio eletrônico e omnichannel você poderá integrar os dados dos seus clientes e, desse modo, lhes oferecer uma experiência personalizada em múltiplos canais de vendas.
Por meio de um CRM é possível acompanhar o histórico de acessos e compras, descobrir o motivo pelo qual um cliente abandonou um carrinho e, em cima disso, lhe apresentar um anúncio com uma proposta de venda irresistível, por exemplo.
Como se pode observar, um CRM confere uma visão mais abrangente sobre o comportamento do seu público-alvo. Desse modo, ele possibilita que você realize ações voltadas para atender, conquistar e fidelizar mais pessoas.
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