Como o Neuromarketing pode ajudar na sua loja virtual?

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Descubra o poder dos argumentos persuasivos para o conteúdo, o design e o visual do seu site e-commerce

Creativity cerebral hemisphere concept

Neuromarketing é a ciência do rastreamento cerebral humano no nível subconsciente via equipamentos como o de ressonância magnéticana intenção de descobrir e de aplicar a lógica do consumoem ações de publicidade.

Desde 2002 – ano em que a palavra Neuromarketing foi cunhada pelo professor Ale Smidts da Erasmus University Rotterdam – as pesquisas no ramo têm desvendadodiferentes “segredos” sobre o comportamento do consumidor.

Esses segredos, por sua vez, dizem respeito à forma como o cérebro humano reúne em velocidade espantosa uma enorme quantidade de informações e emoções e as processa em uma tomada de decisão igualmente instantânea.

Assim, no final das contas, o Neuromarketing é nada mais do que uma ciência que revela quais argumentos persuasivos podem gerar maior influência sobre a mente dos consumidores e sobre as decisões que eles tomam.

No livro “Neuromarketing aplicado à redação publicitária”, a comunicóloga Lilian S. Gonçalves compila dezenas desses argumentos, dos quais reproduzo alguns a seguir:

– Neurônios espelho: o cérebro humano tende a imitar comportamentos e gestos de outros humanos. Assim, se você usar fotos e-commerce de pessoas consumindo o produto que você vende na sua loja virtual, os internautas se sentirão mais à vontade para comprar.

– Marcadores somáticos: quanto mais o cérebro humano é envolvido por um objeto, mais ele quer possuí-lo. Mas como se faz para envolver o cérebro? Enviando-lhe informações de fora para dentro para ativar os cinco sentidos ou informações capazes de incitar os cinco sentidos de dentro para fora em um consumidor.

Nesse caso, para vender mais, as imagens, os áudios, os vídeos, os textos e toda a linguagem de comunicação da sua loja virtual deve ser concebida para ativar ou incitar a audição, a visão, o olfato, o paladar e o tato do seu consumidor.

– Circuito fechado: o cérebro humano precisa de uma forcinha para captar a essência do conteúdo que você está tentando lhe transmitir. Para lhe conferir essa ajuda, experimente criar textos descritivos com um padrão circular, ou seja, faça com que a ideia do título e subtítulo do conteúdo seja reforçada no final do texto para garantir uma boa compreensão.

Perceba que os argumentos persuasivos do Neuromarketing podem ser utilizados no conteúdo textual e audiovisual, no layout ou design e no visual fotográfico da sua loja virtual transformando-a, por completo, em uma máquina de vendas.