Quer montar um negócio online, mas está sem ideias para loja virtual? Não se preocupe, pois neste artigo apresentarei 10 nichos que, se não lhe ajudarem diretamente, ao menos criarão uma centelha de criatividade na sua cabecinha. Confira adiante!
Acesse e leia também o artigo “Desenvolvimento de e-commerce”. Conheça, assim, 10 etapas essenciais para um bom projeto.
10 IDEIAS PARA LOJA VIRTUAL
Como prometido, aqui estão 10 ideias para loja virtual. Comece a criar o seu negócio online agora mesmo:
01 – E-commerce de moda:
Comercialize online roupas femininas e masculinas para todas as idades.
Crie, por exemplo, uma loja virtual de vestidos, de roupas para gestantes, de biquínis, de lingeries, de calças, de camisetas, de roupinhas de bebê, etc.
Especialize-se em uma dessas áreas ou, se preferir, venda todo tipo de roupas.
02 – E-commerce alimentos:
Venda lanches, comidas, bebidas, congelados, etc., entre outros alimentos perecíveis e não perecíveis via internet.
Você pode integrar seu restaurante ou supermercado a um site e-commerce e, dessa maneira, comercializar alimentos regionalmente.
E para ajudar na questão “regional”, inclua suas lojas virtuais e físicas no Google Meu Negócio. Assim, elas serão encontradas com mais facilidade no buscador do Google e no Google Maps.
03 – E-commerce de produtos naturais:
Quer vender chás, sucos naturais, castanhas, temperos e outros produtos do gênero?
Se a resposta for “sim”, então crie uma loja virtual de produtos naturais.
Com efeito, se a grana para investir estiver curta, trabalhe com um ou dois itens apenas no início.
Depois, quando o negócio começar a prosperar, aí você insere mais itens e passa a trabalhar no melhor estilo “Cauda Longa”.
04 – E-commerce de bolsas:
No varejo ou no atacado online, o e-commerce de bolsas é uma excelente opção para iniciar um negócio.
Venda bolsas, carteiras, sacolas, bags, etc.
A lista neste setor é imensa.
Sendo assim, selecione um bom “mix de produtos” e mande ver!
05 – E-commerce de joias:
Uma loja virtual de joias requer sobretudo credibilidade.
Dessa maneira, se este é o seu nicho de negócios, você terá que investir em tecnologias e recursos de e-commerce que lhe ajudem a transmitir essa confiabilidade.
Além disso, o Marketing neste setor é imprescindível. De acordo com matéria veiculada no E-commerce Brasil, os e-commerces de joias vendem três vezes mais quando fazem uso do People Marketing. Pense nisso!
06 – E-commerce de livros:
Uma pesquisa divulgada pela Visa Consulting & Analytics no ano passado expôs que as lojas virtuais de livros crescem mais do que as livrarias físicas.
Como se pode observar, abrir um negócio online é a melhor alternativa neste setor.
Entretanto, se você já tiver uma loja física, o ideal é montar também uma loja virtual e integrar as duas. Assim você poderá proporcionar uma verdadeira experiência omnichannel aos seus consumidores.
07 – E-commerce de produtos de beleza:
Os ramos de saúde, cosméticos e perfumaria estão quase sempre entre os dez primeiros colocados em faturamento nas pesquisas Webshoppers realizadas pela Ebit.
Nestes setores é possível comercializar produtos para pele, rosto, cabelos, unhas, etc.
Seu mix poderá contar com produtos de grau 1 (que possuem propriedades básicas) e também com os produtos de grau 2 (que têm indicações específicas).
São produtos de grau 1 os batons adultos, os cremes, os delineadores, os desodorantes, etc.
Já os produtos de grau 2 são os bronzeadores, clareadores, esmaltes, fixadores, etc.
Enfim, dê uma olhada na classificação e nas recomendações da Anvisa antes de iniciar seu projeto nesta área.
08 – E-commerce de auto peças:
No exato momento em que um carro novinho em folha sai da concessionária, praticamente todas as suas peças começam a se desgastar.
Dessa maneira, é questão de tempo que os motoristas venham procurar o seu e-commerce de auto peças.
Aliás, o Brasil tem uma frota de mais de 65 milhões de veículos motorizados, alguns dos quais já bem antigos.
Então, ao montar uma loja virtual de peças automotivas, você estará criando uma marca e-commerce que será uma verdadeira heroína que irá salvar esses carros do pior destino: o ferro velho.
09 – E-commerce de artesanato:
Um e-commerce de artesanato é um negócio online ideal para comercializar os seus produtos autorais e também os de outros fornecedores.
Comercialize, por exemplo, biscuits, crochês, objetos feitos em madeira, vasos, agendas feitas à mão, cestos, etc.
Apesar de esses produtos serem feitos à mão, é possível criar uma “linha de montagem” para fabricá-los mais rapidamente.
Com efeito, estabeleça quais procedimentos podem ser repetidos por pessoas diferentes.
Desse modo, você poderá contratar mão-de-obra para reproduzir seus produtos artesanais de acordo com um roteiro de fabricação.
10 – E-commerce de eletrônicos:
Segundo pesquisa do E-commerce Radar, a categoria eletrônicos tem uma taxa de conversão de 1,6%, enquanto que a do e-commerce em geral é de 1,3% (dados de 2018).
Isso significa que a cada 1.000 visitantes únicos, um e-commerce comum faz 13 vendas. Já um e-commerce de eletrônicos faz 16 vendas com a mesma quantidade de visitantes.
Pois bem, com uma taxa de vendas como essa, até eu que sou mais bobo estou pensando em abrir uma loja virtual de eletrônicos.
Acesse e leia também o post “Integrar loja física e virtual”. Assim, fique sabendo como esse procedimento pode lhe ajudar a fazer mais vendas online e offline.
OUTROS NICHOS DE NEGÓCIOS QUE VOCÊ PODERÁ INVESTIR
São, também, boas ideias para loja virtual:
- E-commerce de calçados
- E-commerce de doces
- E-commerce de flores
- E-commerce de informática
- Loja virtual de variedades
- Loja virtual de serviços
- Loja virtual de produtos digitais
- Loja online de artigos esportivos
- Papelaria online
- Loja virtual de lembrancinhas
Nunca é demais lembrar que se precisar de ajuda para montar seu site e-commerce, você sempre poderá contar com a equipe e-Plus.
Acesse e leia também o post “Ship from store”. Conheça este modo de trabalhar, o qual transforma as suas lojas físicas em centros de distribuição dos pedidos feitos na sua loja virtual.