E-commerce não é a mesma coisa que e-business, já esclareço logo de cara. Porém, em comum, os dois termos têm a letra “E” de “Eletronic” com a qual se inicia cada palavra, o que representa o ambiente eletrônico da internet.
Porém, tirando o fato comum de funcionarem via internet, e-commerce e e-business compreendem duas formas distintas de se fazer negócio. Confira algumas diferenças:
E-commerce
Também chamado no Brasil de comércio eletrônico, o e-commerce tem como finalidade principal a comercialização de produtos e serviços no varejo, na web.
No e-commerce, as vendas ocorrem no ambiente restrito das lojas virtuais, onde os e-consumidores escolhem, compram, pagam via internet e a empresa embrulha, transporta e entrega na casa do comprador.
E-business
O e-business, que é conhecido no Brasil como negócio eletrônico, é uma forma mais ampla de empreendimento. Sua ferramenta de apresentação não é a loja virtual, mas o site institucional.
No e-business, importa mais as relações que a empresa mantém com seus fornecedores e a maneira como ela propaga sua cultura empresarial mundo afora.Nesse contexto, as vendas ocorrem geralmente no atacado.
Para ir mais ao fundo nessa questão, o e-commerce é apenas um dos itens que compõem o e-business. Isto é, uma empresa possui uma estrutura mais ampla que visa o trato com parceiros comerciais, políticas diversas, estruturas de custos e investimentos de grande porte que formam o e-business, dentro do qual o e-commerce é apenas um item cuja interface é a loja virtual.