Qual a diferença entre Google Adsense e Google Adwords?

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É possível usar os dois recursos em prol da sua loja virtual?

Diferença Google Adsense e Google Adwords

Google Adwords e Google Adsense são duas ferramentas “irmãs” utilizadas em Marketing Digital para a divulgação de anúncios, só que em contextos diferentes. Será que as duas servem para o seu e-commerce? Veremos:

Google Adwords

Sistema de anúncios web semelhante ao dos jornais classificados impressos, só que ao invés de contar com publicação em ordem alfabética, possui classificação por leilão.

Quando digo “leilão”, quero dizer que os anúncios das empresas e/ou pessoas físicas que pagam mais são divulgados primeiro e com privilégios,em basicamente dois lugares:

– Ao lado, acima e/ou abaixo dos resultados das buscas orgânicas;
– Na rede de sites associados do Google chamada “Rede de Displays”.

Em uma agência de Marketing Digital, esse recurso é oferecido como serviço sob o nome de “links patrocinados para e-commerce”.

Google Adsense

Sistema no qual os blogues e sites listados na Rede de Displays do Google recebem dinheiro para publicarem os anúncios criados pelas empresas e/ou pessoas físicas no Google Adwords.

Não sei se você conseguiu perceber, mas as duas ferramentas estão interligadas. Isto é, uma empresa ou pessoa paga ao Google para criar e publicar anúncio via Google Adwords. O Google, por sua vez, repassa 68% do valor que lhe foi pago para o site de sua Rede de Display que divulga o anúncio e fica com o resto.

Daí fica a pergunta: é possível usar os dois recursos em prol da sua loja virtual? Bem, quanto ao Google Adwords, fica claro que é possível e necessário investir, o que deve ser feito via serviço de links patrocinados para e-commerce.

Já quanto ao Google Adsense, não acho uma boa ideia. Imagine que você, com sua loja virtual de sapatos, por exemplo, comece a usar a ferramenta, a qual passa a exibir anúncios nos quais os seus visitantes clicam e vão parar no e-commerce de sapatos do seu concorrente. Aí não dá né?