No universo do Marketing, o Produto de Entrada é um item de alto valor que deve ser comercializado por um baixo preço a fim de transformar um potencial cliente em cliente efetivo.
São características de um Produto de Entrada:
– Qualidade alta
Ele possui qualidade top e traz muitos benefícios ou um único benefício que ameniza uma grande dor do potencial cliente ou lhe amplia a chance de obter melhor desempenho em uma determinada área da vida.
– Preço irrisório
O Produto de Entrada deve ser comercializado a um baixíssimo preço, isto é, a um preço simbólico infinitas vezes menor do que o que ele realmente vale.
– Compra com um clique
Além de ter alta qualidade e ser quase de graça, o Produto de Entrada precisa ser fácil de comprar e deve possuir um mecanismo que facilite a compra por impulso, tal como o recurso de “Compra com um clique”.
– Consumo imediato
De preferência, o cliente deve consumir ou ter acesso imediato ao Produto de Entrada depois que fizer a compra. Se isso não for possível, você deve cuidar para que o item chegue rápido à casa do seu novo cliente.
A maior e melhor característica de um Produto de Entrada, no entanto, não é nenhuma das quatro citadas anteriormente, mas a soma de todas elas, que produz o efeito e irresistibilidade.
Em outras palavras, o Produto de Entrada é irresistível porque tem alta qualidade, preço muito baixo, é fácil de comprar e pode ser acessado ou consumido imediatamente.
A mágica disso tudo está no fato de que a maioria das pessoas possui barreiras internas de insegurança contra tudo o que é novo, o que inclui os e-commerces novos. Mas ao tornar um produto irresistível, você diminui a resistência dos consumidores e facilita a realização da primeira compra.
Uma vez realizada a primeira compra, isto é, que você tenha conseguido transformar um potencial cliente em cliente efetivo por meio do Produto de Entrada, convém dar o passo seguinte que é fidelizá-lo para que ele possa comprar mais vezes na sua loja virtual e, principalmente, para que ele possa comprar os seus produtos principais, os quais vão lhe proporcionar o lucro.
De fato, é mais fácil e menos custoso manter um cliente do que conquistar novos clientes. Por isso, use tudo o que puder como o Funil de Vendas, Teoria Lovemarks, atividade pós-venda ou outra estratégia para fidelizar seu novo consumidor e transformá-lo em um freguês assíduo. Lembre-se, porém, de que tudo começa com um simples, eficaz e barato Produto de Entrada.