Aumentou em 40% a abertura de lojas online no país no período de junho/2018 a junho/2019, segundo pesquisa realizada pela empresa de pagamentos PayPal Brasil.
Um estudo semelhante feito pela mesma empresa apontou crescimento de apenas 12,5% há dois anos (de junho a junho de 2017 e 2018).
Em outras palavras, o aumento atual é quase três vezes maior que o anterior.
Daí, então, fica a pergunta: por que essa variação tão grande está ocorrendo?
Acesse e leia também o post “EQI 2019” e dessa forma fique por dentro do estudo que apontou que as lojas virtuais nacionais carecem de conteúdo.
MOTIVOS DO AUMENTO ANORMAL NA ABERTURA DE LOJAS ONLINE
Por que, de fato, os brasileiros estão criando cada vez mais lojas virtuais?
Pois bem, dentre os principais motivos estão os seguintes:
- As plataformas de e-commerce estão cada vez mais fáceis de utilizar
- O aluguel das plataformas de e-commerce está ficando cada vez mais barato
- A manutenção de uma loja virtual tem baixo custo em relação a outros canais de vendas
- A possibilidade de vender serviços e produtos em todo o Brasil e além é um grande chamativo
- Um comércio eletrônico permanece aberto 24 horas por dia, todos os dias do ano
- O(a) empreendedor(a) pode trabalhar em um Home Office e assim ficar mais perto da família
- Os baixos salários dos empregos fixos levam as pessoas a buscarem outras fontes de renda
- Os empregos fixos estão mais raros e precários, o que torna as lojas online uma alternativa
Além disso, a economia estagnada e as demissões que disso decorrem geram portas no comércio eletrônico. Neste cenário, muitas pessoas têm investido o que recebem de suas rescisões contratuais na construção de site e-commerce.
Acesse e leia também o post “VTEX Brasil” e conheça assim um serviço de consultoria para a criação de lojas virtuais.
QUANTAS LOJAS VIRTUAIS EXISTEM NO BRASIL ATUALMENTE?
Estima-se que, no Brasil, existam algo entre 900 mil e 1 milhão lojas virtuais ativas.
A maioria delas (89%), contudo, é de pequeno porte.
Além disso, 44% desses comércios online são empresas que não têm funcionários.
Ou seja, elas pertencem a microempreendedores individuais que trabalham sozinhos.
Ademais, cada uma dessas lojas online recebe em média desde 100 a até 10 mil visitantes únicos mensais.
Neste contexto, se levarmos em consideração que a média de conversão de vendas do comércio eletrônico nacional é de 1%, então cada um desses sites de e-commerce de pequeno porte realiza de 1 a até 100 vendas por mês.
Assim vale muito a pena entrar para o e-commerce, não vale?
Acesse e leia também o “e-Plus Ranking 2019” e descubra quais são os sites de e-commerce mais buscados no Google.