No e-commerce, Machine Learning (Aprendizado de Máquina, em Português) é um ramo da Inteligência Artificial (IA) que visa o oferecimento automático de soluções personalizadas aos consumidores com base no conhecimento dos dados de seus comportamentos e experiências de compras ao longo do tempo.
De acordo com estatística da Gartner veiculada no site Disruptive Advertising, 80% de todas as interações com clientes serão realizadas via IA até 2020. Como se pode observar, portanto, este é um grande momento também para a Machine Learning no comércio eletrônico.
Acesse e leia também o post “Inteligência Artificial a serviço do e-commerce”.
COMO FUNCIONA A MACHINE LEARNING NO E-COMMERCE
O primeiro passo para o funcionamento da Machine Learning no comércio online é a captação de dados dos consumidores, o que pode ser realizado sobretudo via:
- Cookies de rastreamento usados em sites e lojas virtuais
- Sensores de rastreamento de localização dos consumidores
- Preferências pessoais abertamente declaradas
- Classificação de comportamento via First-party Data
- Histórico de interações e compras em diferentes canais de vendas e atendimento
- Histórico de comportamento em lojas físicas via reconhecimento facial
- Histórico de comportamento do consumidor na Internet das Coisas
- Histórico de pesquisas visuais, textuais e por voz
Posteriormente, softwares de Machine Learning podem “aprender” com esses dados e transformá-los em soluções personalizadas para os consumidores, as quais poderão gerar mais vendas, entres outras vantagens.
Acesse e leia também o post “Marketing Digital para e-commerce”. Descubra, então, o que é First, Second e Third-party Data.
VANTAGENS DO APRENDIZADO DE MÁQUINA NO E-COMMERCE
O uso de softwares de Aprendizado de Máquina no e-commerce possibilita realizar de forma automática ações como:
- Recomendar produtos mais adequados aos consumidores
- Ofertar sites e páginas personalizadas para clientes específicos
- Ofertar produtos mais relevantes nos resultados de pesquisas
- Oferecer atendimento mais relevante para cada tipo de consumidor
- Trabalhar com estratégias de personalização mais eficazes
- Usar o Big Data da empresa com mais facilidade
- Reduzir a distribuição de conteúdo irrelevante para o consumidor
- Reduzir déficits de atendimento aos clientes
- Reduzir as taxas de abandono de carrinho
Com efeito, vale lembrar que sistemas Machine Learning funcionam 24 horas por dia. Em outras palavras, eles fazem o trabalho de um vendedor humano ininterruptamente.
De fato, é bem por isso que as empresas de e-commerce estão investindo pesado em IA e Aprendizado de Máquina.
Acesse e leia também o post “Como usar a Machine Learning do Google para tornar sua loja virtual relevante para os consumidores”.
INVESTIMENTO EM MACHINE LEARNING
O site Business Insider publicou recentemente um estudo que aponta o percentual de varejistas globais que pretendem investir em Machine Learning e tecnologias relacionadas até 2021. Confira, em seguida, o resultado:
- Big Data e Internet das Coisas: 77%
- Sensores de Rastreamento Ativos: 75%
- Machine Learning: 72%
- Sensores de Rastreamento de Tráfego de Clientes: 71%
- Marketing Baseado em Localização: 70%
- Automação de Estoque e Cadeia de Suprimentos: 65%
Como visto, o Aprendizado de Máquina veio para ficar no comércio eletrônico e no varejo omnichannel em geral. Sendo assim, você deve pesquisar e implantar ferramentas do tipo. Isso certamente lhe ajudará a se manter à frente dos seus concorrentes.