Marketing Digital para profissionais liberais é aquele voltado para divulgar os serviços de pessoas que são livres para trabalhar por conta própria ou com vínculo empregatício.
Trata-se, de fato, de um jeito especial de Marketing, posto que ele não visa a divulgação de produtos, mas de serviços.
Acesse e leia também o artigo “O que é Marketing Digital”. Conheça, desse todo, os métodos e as vantagens dessa ciência de divulgação.
O QUE É UM PROFISSIONAL LIBERAL?
Um profissional liberal é uma pessoal que tem graduação universitária ou formação técnica, e que possui registro em um conselho ou ordem profissional.
Além disso, ele é livre para exercer sua profissão seja por meio de uma empresa formal própria ou via vínculo empregatício em empresas de terceiros.
São, por exemplo, profissionais liberais os jornalistas, médicos, advogados, engenheiros e contadores, entre outros.
Acesse e leia também o artigo “Agência de Marketing Digital SP”. Saiba, então, como divulgar seus serviços na capital e no estado paulista.
TIPOS DE MARKETING DIGITAL PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS
Dado que existem vários tipos de profissionais liberais, há também muitos tipos de Marketing para o setor, cada qual com seu nome específico.
Veja, por exemplo, se a sua profissão está na lista em seguida:
- Marketing Digital para jornalistas
- Marketing Digital para advogados
- Marketing Digital para contadores
- Marketing Digital para engenheiros
- Marketing Digital para dentistas
- Marketing Digital para médicos
A lista é imensa e pode incluir também os psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, químicos, escritores, bibliotecários, arquitetos, enfermeiros, administradores, geólogos, etc.
Acesse e leia também o artigo “Agência de Marketing Digital RJ”. Descubra, assim, como divulgar seus serviços na cidade maravilhosa e em todo o estado fluminense e além.
PROFISSIONAIS LIBERAIS REQUEREM MARKETING VOLTADO PARA SERVIÇOS
Como dito anteriormente, os profissionais liberais vendem serviços e não produtos.
Sendo assim, as campanhas de divulgação devem se basear nos 4 Ps do Marketing de Serviços, que são os seguintes:
1 – Perfil: é onde ocorrerá a prestação do serviço
2 – Processos: é o passo a passo da realização do serviço
3 – Procedimentos: é como o prestador de serviço vai atuar dentro do processo
4 – Pessoas: é a mão de obra que realizará o serviço
Desse modo, todo o conteúdo de divulgação deve expor esses 4 Ps para que os consumidores possam saber exatamente com o que estão lidando e tomarem uma decisão de compra.
Acesse e leia também o post “Agência de Marketing Digital em Curitiba”. Saiba, dessa maneira, como divulgar seus serviços na capital paranaense.
FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL PARA DIVULGAÇÃO DE SERVIÇOS
As mesmas ferramentas de Marketing usadas para divulgar produtos servem também para os serviços.
Eis algumas das mais usadas
- Links patrocinados: anúncios pagos de publicação e retorno imediato
- Marketing de Conteúdo: publicação de conteúdo SEO com retorno em longo prazo
- E-mail Marketing: envio em massa de mensagens voltadas para a fidelização de clientes
- Loja virtual de serviços: site e-commerce voltado para a venda se serviços
Há, ainda, recursos como as Mídias Sociais Ads, os chatbots, os e-books, os vídeos ao vivo, etc.
Enfim, você pode usar uma ou várias ferramentas combinadas se desejar.
Acesse e leia também o post “Contratar Marketing Digital” e descubra se isso vale ou não a pena.
O QUE É UM E-COMMERCE DE SERVIÇOS
Um profissional liberal como você pode ter uma loja virtual para vender serviços.
Neste caso é possível criar uma loja comum, como se fosse para vender produtos, todavia as páginas de vendas não terão o botão “Comprar”, mas um botão “Orçar” ou equivalente.
Dessa forma, quando um consumidor entrar em uma de suas páginas de serviços, ele poderá ler o conteúdo descritivo e clicar no botão “Orçar”.
Ao fazer isso, o consumidor é encaminhado para uma sessão de chat com você ou com seu atendente via WhatsApp, por exemplo.
Aí será possível explicar melhor como funciona o seu serviço, passar um orçamento e/ou até mesmo fechar uma venda.
Enfim, como se vê, ter uma loja virtual de serviços pode ser uma estratégia até melhor do que ter apenas um site.
Acesse e leia também o artigo “Como montar uma loja virtual de serviços”. Conheça, desse modo, os aspectos mais importantes que devem ser levados em conta em um site e-commerce do gênero.