As lojas virtuais brasileiras carecem de bom conteúdo. Por isso, elas têm pontuação abaixo do esperado na pesquisa E-commerce Quality Index (EQI 2019).
A EQI 2019 foi realizada pela startup de tecnologia Lett em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), ComSchool e Opinion Box.
De acordo com a Lett, o estudo EQI avalia a qualidade do e-commerce sob a perspectiva do consumidor final.
Com efeito, neste estudo foram analisados mais de 5 milhões de páginas de produtos em 118 sites de comércio eletrônico da Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru.
Ademais, foram ouvidos mais de 2 mil consumidores acerca do tema “o que é mais importante em uma página de produto”.
Confira alguns resultados adiante neste mesmo artigo.
Acesse e leia também o post “Investimento em Marketing Digital” e, dessa maneira, confira pesquisas que demonstram como as empresas dos EUA e do Brasil estão lidando com isso.
5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE LOJAS VIRTUAIS USADOS NA PESQUISA EQI 2019
A EQI 2019 empregou 5 princípios para assim traçar um mapa da qualidade do comércio eletrônico no Brasil e em outros países da América.
Observe em seguida quais foram os critérios de avaliação usados na pesquisa:
1 – Imagens: a quantidade de imagens nas páginas de produtos
2 – Descrições: a quantidade de palavras usadas na descrição de produtos
3 – Comentários: a quantidade de comentários dos consumidores sobre o produto na página de produto
4 – Avaliações: a nota dos consumidores acerca do produto
5 – Títulos: a nota média do título da página de produto e da categorização da mesma na loja virtual
De acordo com o estudo, a nota mínima aceitável para os quatro primeiros critérios era de 60% e para o último critério era de 100%.
NOTA DE QUALIDADE EQI 2019
Com base nos critérios de “qualidade e-commerce” já mencionados, a EQI 2019 classificou os países pesquisados em uma lista do melhor para o pior, veja:
1 – Estados Unidos: nota 56,9
2 – Brasil: 40,1
3 – México: 34,7
4 – Chile: 29,3
5 – Argentina: 28,8
6 – Peru: 28
7 – Colômbia: 23,8
Como se pode observar, todos os países ficaram abaixo da nota média de 60.
O QUE PESA MAIS NA NOTA DADA AO E-COMMERCE BRASILEIRO?
O que estaria, enfim, derrubando a nota média das lojas virtuais brasileiras?
Segundo o estudo, o comércio eletrônico nacional ficou com as seguintes notas nos 5 critérios de avaliação:
1 – Títulos: 94,3%
2 – Imagens: 70,1%
3 – Descrições: 42,9%
4 – Avaliações: 4,2%
5 – Comentários: 3,6%
Desse modo, é visível que os três maiores problemas dos sites de e-commerce do Brasil são:
1 – A falta de descrições adequadas para os produtos
2 – A falta de avaliações dos consumidores nas páginas de produtos
3 – A falta de comentários dos consumidores sobre os produtos (conteúdo da audiência)
Assim, tanto o falta de descrições como a de comentários revelam que as lojas online tupiniquins sofrem com um déficit de conteúdo.
Acesse e leia também post “Descrição de produtos” e aprenda, então, como criar páginas de produtos ricas em informações.
CONCLUSÃO
Invista em conteúdo, isto é, contrate uma agência de Marketing Digital como a e-Plus para a produção de conteúdo em formatos de textos, imagens, infográficos, vídeos e até áudios, entre outros, para as suas páginas de produtos.
Quanto mais completas as suas páginas de produtos forem, maior será a qualidade da sua loja virtual na percepção dos consumidores.
Sendo assim, as suas chances de fechar mais vendas em intervalos de tempos específicos também aumentará.
Acesse e leia também o post “Divulgar e-commerce” e descubra como trabalhar o conteúdo da sua loja online adequadamente e assim transformá-la em uma fonte de consultas e pesquisas e, é claro, em um bom lugar para fazer compras.