Comércio eletrônico: vantagens e desvantagens. Será que criar e manter um e-commerce é uma boa ideia?
Pois bem, eu posso dizer que o cenário é propício.
Só para ilustrar, de acordo com a 39ª edição do relatório WebShoppers, o comércio eletrônico cresceu em todas as regiões do mundo em 2018, confira:
- Ásia-Pacífico: +30,3%
- Central e Leste Europeu: +20,6%
- África e Oriente Médio: +22,6%
- América Latina: +17,9%
- América do Norte: +16,5%
- Europa Ocidental: +11,6%
Como se pode observar, não tem mais bobo no mundo quando o assunto é o setor de e-commerce.
Acesse e leia também o post “Definição de e-commerce”. Fique sabendo, então, o verdadeiro conceito de comércio eletrônico.
COMÉRCIO ELETRÔNICO: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Apesar, entretanto, do comércio eletrônico estar em franco crescimento em todo o planeta, ele tem algumas desvantagens (assim como qualquer coisa na vida).
Desvantagens do e-commerce
São, por exemplo, desvantagens do e-commerce:
- O risco de fraudes:
Cibercriminosos podem roubar senhas e dados pessoais dos consumidores, o que pode causar prejuízos para os seus clientes e para a reputação da sua marca.
Por isso, uma vez que entre para o comércio eletrônico, você terá que se precaver.
Para tanto, será necessário investir em uma plataforma e-commerce segura e em sistemas e protocolos de segurança complementares como o SSL, por exemplo, entre outros.
- A falta de tangibilidade:
Ao comprar em uma loja virtual, o cliente não pode tocar, sentir e nem experimentar um produto.
Com efeito, muitas vezes as pessoas contam com a sorte ao adquirirem uma calça ou uma camisa online, por exemplo.
Sendo assim, para corrigir esse problema, você precisa oferecer recursos online e offline que facilitem a compra e também as trocas e devoluções.
Vantagens do e-commerce
Felizmente, no comércio eletrônico, as desvantagens são minoria.
Dentre as vantagens do e-commerce posso citar, por exemplo:
- O potencial para fazer vendas 24 horas por dia de forma automática
- A chance de fazer vendas via desktops, notebooks e até smartphones
- A possibilidade de integrar loja física e virtual para potencializar as vendas
- A facilidade de divulgação da loja virtual por meio de campanhas de Marketing Digital
- A praticidade para captar, ativar, reativar e fidelizar clientes online com E-mail Marketing
- A capacidade de vender na cidade, no estado, no país e fora dele (sem limites geográficos)
- O baixo custo de investimento em relação a uma loja física
- O custo operacional baixo (a loja virtual vende sozinha e assim não requer muitos vendedores)
Além disso, ao usar uma plataforma cloud commerce como a VTEX, por exemplo, você poderá operar a sua loja virtual a partir de qualquer lugar com acesso à internet.
Acesse e leia também o post “Loja virtual dá dinheiro“. Saiba, assim, quem já está faturando alto no e-commerce.
CONCLUSÃO
Se você estiver refletindo sobre “Comércio eletrônico: vantagens e desvantagens”, então agora você já sabe que os benefícios de entrar neste ramo de negócios são bem maiores que os problemas.
Se isso, enfim, te animou e agora você pretende abrir uma empresa e-commerce, logo lhe aconselho a realizar antes um bom planejamento.
Nos últimos meses tenho mencionado ao menos dois métodos de planejamento, são eles:
Clique nos links dos tópicos para saber mais sobre cada um desses métodos.
Aproveito, por fim, a oportunidade para dizer que se você precisar de uma agência e-commerce para criar uma loja virtual com Design original e exclusivo, então saiba que a e-Plus está à sua disposição.
Acesse e leia também o artigo “Como montar uma loja virtual de sucesso“. Dessa forma, descubra o que é ser bem-sucedido no comércio eletrônico.