Facebook Watch é uma área dentro da rede social Facebook, a qual é exclusivamente destinada aos vídeos.
Mas não é só isso.
Este recurso possui de fato mais de uma dezena de funções.
E o mais interessante é que ele pode ser utilizado para fazer Marketing Digital e dessa forma divulgar os produtos, serviços e marcas da sua empresa.
Acesse e leia também o artigo: “Entrar no Facebook ainda compensa?” e descubra se é ou não uma boa ideia aderir ou continuar na rede social do Mark Zuckerberg.
O QUE É FACEBOOK WATCH: FUNÇÕES
Como dito, o Facebook Watch é um espaço destinado aos vídeos.
Ele está disponível em todos os dispositivos móveis do mundo que possuam o aplicativo da referida rede social instalado.
Além disso, em determinados países, o Facebook Watch pode ser utilizado a partir de computadores desktop.
Aliás, é possível projetar vídeos do Watch em televisores smart, entre outras tecnologias.
Seja como for, ao entrar neste espaço, todo(a) e qualquer usuário(a) pode:
- Publicar vídeos
- Compartilhar
- Reagir
- Comentar
- Salvar
- Ativar notificações de vídeos ao vivo
Ademais, o Facebook Watch também conta com funções como:
- Botão Watch: botão de acesso à página exclusiva voltada para vídeos
- Watchlist: feed de vídeos personalizado conforme os interesses de cada usuário(a)
- Seguindo: páginas seguidas cujos vídeos são transmitidos no Watch do(a) usuário(a)
- Discover: campo onde o(a) usuário(a) pode pesquisar vídeos diversos
- Ao vivo: vídeos que estão sendo transmitidos em tempo real
Muito bem, agora você já sabe o que é Facebook Watch.
Todavia, você não deve confundi-lo com Watch Party.
DIFERENÇA ENTRE FACEBOOK WATCH E FACEBOOK WATCH PARTY
Já dizia um velho ditado, “não confunda catraca de canhão com conhaque de alcatrão”.
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, confira:
- Facebook Watch: é uma página da rede social do Mark Zuckerberg destinada exclusivamente aos vídeos;
- Watch Party: é um recurso do Facebook que possibilita que um(a) usuário(a) da rede veja vídeos junto com outros(as) usuários(as) em tempo real, com interação mútua.
Percebeu a diferença?
Fique atento ao blog da e-Plus, pois em breve publicarei conteúdo sobre Watch Party também.
Ative o sininho verde no rodapé à direita deste blog para receber os nossos alertas de novos conteúdos.
Mas, enfim, por ora vamos continuar estudando a página dedicada aos vídeos do Facebook.
COMO FUNCIONA O FACEBOOK WATCH?
O funcionamento desta seção de vídeos é muito simples.
Os usuários só precisam pressionar aquele botãozinho com formato de TV para ter acesso à página exclusiva para vídeos no Facebook.
Uma vez lá, eles podem assistir ao conteúdo audiovisual da Watchlist, usar palavras-chave para pesquisar um vídeo, ou acessar somente os vídeos de uma página específica dentre as que eles assinaram.
Para publicar vídeos no Watch é necessário contar com uma página que possua ao menos 5 mil fãs ou um perfil verificado.
A partir daí, basta criar os vídeos e publicá-los que os(as) seus(uas) seguidores(as) passarão a visualizá-los em seus feeds personalizados na seção de vídeos.
COMO DIVULGAR PRODUTOS E EMPRESAS NO WATCH?
Se você já reúne todas as condições necessárias para publicar vídeos no Facebook Watch, então o próximo passo é criar os vídeos.
Você pode criar, por exemplo, vídeos de:
- Lançamento de produtos
- Apresentação de produtos (vantagens)
- Como fazer
- Review
- Dicas de uso
Bem, leia o nosso post “Vídeo para e-commerce”, pois assim você ficará por dentro de mais dicas e técnicas sobre produção de conteúdo audiovisual voltado para a divulgação dos seus produtos, serviços e marcas.
VALE A PENA USAR O WATCH PARA MARKETING?
Ao usar o Facebook Watch você poderá espalhar seus vídeos sobre produtos pela rede social.
Decerto, será possível incluir links para as páginas de vendas de uma loja virtual, por exemplo.
Isso poderá lhe ajudar a fazer mais vendas.
Contudo, só há um jeito de saber se vale a pena usar este recurso.
É fazendo um teste.
Comece com um ou dois vídeos.
Otimize sua técnica e publique outros vídeos melhores.
Analise se funcionam e se geram resultados.
Se a resposta for “sim”, então, continue!