Depois de ler o título deste artigo, talvez você tenha se perguntado “qual seria a importância de saber quais categorias mais faturam no varejo online?”. Para um empreendedor e-commerce, isso é uma ótima forma de criar um cenário de negócios, estabelecer prioridades de vendas ou, ainda, de planejar uma loja virtual focada em um determinado nicho, produto ou marca.
Para essas e outras coisas é que existem os relatórios Webshoppers, entre outros tipos de estudos e pesquisas, que fornecem dados que facilitam a visualização do panorama geral do comércio eletrônico.
Assim, de acordo com a pesquisa Webshoppers dos três últimos primeiros semestres dos três últimos anos (2014, 2015 e 2016), é possível saber que as categorias que mais faturaram no e-commerce foram:
1- Eletrodomésticos
Líder em 2014 e 2015, a categoria “eletrodomésticos” segue firme na primeira posição em 2016 com 24% do faturamento no varejo online e 13% do volume de pedidos.
2- Celulares
A categoria “telefonia e celulares” mantém-se na segunda posição desde 2014. Possui 20% do faturamento em 2016 e 9% do número de pedidos apenas.
3- Eletrônicos
Terceiro lugar desde 2014, os “eletrônicos” contam com 12% do faturamento neste ano de 2016. Já em relação ao número de pedidos, a categoria possui participação de 5%.
4- Informática
Quarto lugar desde 2014 e, neste ano de 2016, a categoria leva 10% do faturamento no varejo online e 6% de participação quanto ao número de pedidos.
5- Decoração
“Casa e decoração” era sexto lugar em 2014, passou para quinto em 2015 e se manteve nesta posição em 2016 com 7% do faturamento e 9% dos pedidos.
6- Moda
“Moda e acessórios” ocupa a sexta posição em 2016 com 5% no que diz respeito ao faturamento. Mas quando a questão é o número de pedidos, a categoria pula para terceiro lugar com 12%.
7- Cosméticos
“Saúde, cosméticos e perfumaria” possui 5% do faturamento em 2016 e 12% do número de pedidos, isto é, esta categoria está empatada com “moda e acessórios”.
8- Livros
Talvez este seja o mais curiosos dos casos. A categoria “livros, assinaturas e apostilas” tem 4% do faturamento apenas, porém, é primeiro lugar em número de pedidos com 14%, em 2016.
9- Esporte
A categoria “esporte e lazer”, por sua vez, tem 3% de participação no faturamento das vendas online e somente 4% em número de pedidos, por isso, é a nona colocada tanto em um como no outro parâmetro.
Uma pesquisa só já ajuda o empreendedor a ver melhor o funcionamento do mercado. Mas saiba que você sempre pode melhorar as coisas. É possível completar as lacunas com dados de outros estudos e do Big Data e, desta forma, obter insights preciosos que lhe ajudarão a tomar decisões melhores.