O e-commerce na Alemanha abrange todo o comércio digital e por correspondência que ocorre no lado Ocidental dominado pelos norte-americanos após a Segunda Guerra Mundial e o lado Oriental do país, que passou a ser controlado pelos soviéticos. Apesar de, após a queda do Muro de Berlin, em 1989, ocorrer a unificação das duas regiões, as diferenças ainda são marcantes.
Essas diferenças se revelam, por exemplo, no universo do comércio eletrônico. Existe uma grande desproporção na distribuição das empresas desse ramo de negócios no país. Para você ter uma ideia, de acordo com o estudo “E-Commerce-Atlas Deutschland ein Vergleich zwischen Ost und West” da Universitãt Regensburg em parceria com a Bundesverband E-Commerce & Versandhandel Deutschland e.V. (BEVH), 87,5% das empresas de e-commerce locais situam-se na Alemanha Ocidental. Enquanto isso, apenas 12,5% funcionam na Alemanha Oriental.
Bem, se você tem interesse nesse assunto, então continue lendo este artigo. No próximo tópico apresentaremos mais alguns dados da referida pesquisa que, vale informar, coletou respostas de mais de 105.000 empresas de e-commerce alemãs. Acompanhe!
E-COMMERCE NA ALEMANHA É DESPROPORCIONAL
O Atlas Deutschland e-commerce aponta que, considerando toda a Alemanha, o volume de negócios médio anual de uma empresa corresponde a 26,35 milhões de euros. Já quando se considera somente a Alemanha Ocidental, esse valor sobe para 29,39 milhões de euros. Enfim, se apenas a parte Oriental do país entrar nas contas, o valor cai drasticamente para 6,37 milhões de euros.
Clique em “TikTok Agência e-Plus” e, em seguida, pressione o botão “Seguir” para se inscrever no nosso perfil na rede social TikTok e receber gratuitamente as nossas atualizações de conteúdo sobre e-commerce e Marketing Digital. Junte-se a outros comerciantes inteligentes que já fizeram isso!
Isso se reflete no número de funcionários dessas empresas. Ao considerar o país todo, a média é de 27 colaboradores por empresa. Se, entretanto, computarem-se apenas o lado Ocidental, o número de funcionários sobe para 29. E no Oridente, menos da metade disso, somente 13 trabalhadores.
Em compensação, o número de empresas com capital negativo (dívidas que excedem os ativos da empresa) é maior no Ocidente , onde mais de 20% delas encontram-se nesta situação. Enquanto isso, no lado Oriental esse número é de 16%.
CANAL DE VENDAS PREFERIDO
Na Alemanha como um todo, o canal de vendas preferido pelos comerciantes no comércio eletrônico é a loja virtual própria. Cerca de 69% dos empreendedores do setor no país possuem uma loja desse tipo. Ainda segundo o relatório Atlas Deutschland e-commerce, a loja online é o canal mais utilizado por 63% dos empresários digitais da Alemanha Oriental e por 70% da Alemanha Ocidental.
Já a lista dos tipos de empresas que têm loja online própria em relação ao tamanho configura-se assim:
- 90% das grandes empresas;
- 71% médias empresas;
- 63% micro e pequenas empresas.
O comércio online abrange cada vez mais categorias, indústrias e setores. Este fato, aliás, ganhou impulso durante e após a pandemia de Coronavírus. Assim como em qualquer outro lugar do mundo, a pandemia acelerou a digitalização das empresas na Alemanha.
Entretanto, o Atlas Deutschland e-commerce demonstra que para o comércio eletrônico prosperar mais é necessário investir ainda mais em digitalização. Conforme o estudo, 86% das empresas de todo o país, 87% do lado Ocidental e 83% do lado Oriental precisam se digitalizar em ao menos uma área. Todavia, falta de tempo, burocracia e custos de investimento muito altos estão atrasando o processo.
COMO DIGITALIZAR SUA EMPRESA?
Para digitalizar sua empresa, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com certificação em algumas das maiores plataformas de comércio eletrônico da atualidade, entre as quais a Shopify Plus, VTEX, Nuvemshop e Wake Commerce, ideais para criar lojas virtuais e marketplaces. Além disso, possui habilitação em plataformas de Marketing como a Google Ads, Meta Ads, E-goi e RD Station, por exemplo. Sendo assim, ela pode criar, migrar, integrar, testar, configurar, evoluir, escalar, divulgar, performar e gerenciar projetos com essas tecnologias para empresas como a sua.
Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Xerox e a Pirelli na Espanha, Portugal, Costa Rica, Equador, Colômbia, Argentina e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro com a nossa equipe agora mesmo: