Os clientes B2B estão cada vez mais digitais. Decerto, a expansão da internet, o surgimento de novas tecnologias de comércio online e a evolução da globalização das empresas têm contribuído enormemente para isso. Por isso, o cenário do comércio eletrônico de empresas para empresas é muito promissor para os próximos anos.
Para você ter uma ideia do quão aquecido está este setor de comércio, de acordo com a pesquisa State of B2B E-commerce da BigCommerce citada pelo E-commerce Brasil, 80% dos tomadores de decisões de empresas que compram de outras empresas estão preferindo comprar online. Ou seja, esse parece o fim da era das negociações feitas pessoalmente.
De fato, os clientes B2B estão mudando. Sendo assim, para acompanhar essa mudança de comportamento, as empresas como a sua também precisam mudar. Em muitos casos, a sobrevivência de uma organização B2B vai depender do quanto ela pode transformar-se digitalmente. Continue lendo para saber mais sobre isso!
CLIENTES B2B: POR QUE ELES ESTÃO COMPRANDO MAIS NO E-COMMERCE?
São vários os fatores que estão fazendo com que os clientes B2B façam compras online. Entre esses fatores posso citar, por exemplo:
- O surgimento de novas tecnologias que facilitam a comunicação e o comércio entre empresas via internet em nível mundial;
- A expansão da internet no mundo e o consequente aumento do número de empresas que estão passando ou já passaram por um processo de transformação digital;
- A chegada das gerações nativas digitais em cargos de comando das empresas o que, com efeito, tende a gerar mudanças de cultura nas organizações;
- Cada vez mais clientes B2B buscam facilidades como a alta disponibilidade de produtos, múltiplas opções de entrega e recomendações personalizadas das plataformas de e-commerce B2B.
Além disso, em boa parte das vezes, as empresas que ainda não dão prioridade ao e-commerce não conseguem competir em termos de ofertas de preços melhores para os clientes B2B. Isso sem falar na agilidade e na praticidade que é fazer compras em uma plataforma B2B.
TENDÊNCIAS DO B2B PARA OS PRÓXIMOS ANOS
Dadas as atuais condições e facilidades do e-commerce B2B, a tendência é que essa vertente do comércio continue crescendo nos próximos anos. Já em 2024 espera-se que 15% das empresas usem plataformas de comércio eletrônico para proporcionar melhor suporte tanto para os seus vendedores quanto para os seus clientes, conforme estimativas do gerente de e-commerce da Let’s Commerce, Emerson Okaeda.
Enfim, o site do E-commerce Brasil cita um relatório da Forrester que mostra que as empresas que investem em comércio eletrônico B2B esperam obter um aumento de 10% a 20% em suas receitas até o ano de 2025. Ou seja, essa é uma onda grande e você está na hora certo, no lugar certo para pegá-la.
COMO MONTAR UM E-COMMERCE B2B?
Para montar um comércio eletrônico com o intuito de vender para outras empresas, recorra ao suporte da Agência e-Plus. Com mais de 10 anos de tradição, a Agência e-Plus possui certificação e domina as principais plataformas de desenvolvimento e gestão de e-commerce B2B do mercado, tais como a deco.cx, VTEX, Shopify Plus, Wake Commerce, Linx e Nuvemshop. Ela está habilitada para criar, migrar, integrar, evoluir, divulgar e gerenciar projetos de e-commerce com estas tecnologias. Além disso, esta agência também presta consultoria, assessoria e treinamento na área para você e para os colaboradores da sua empresa.
Ao longo de mais de uma década, a Agência e-Plus já desenvolveu projetos para clientes nacionais e internacionais como a Pirelli, Pierre Cardin, Speedo, Wahl, Sonda, Le Coq Sportif, Torra, Gregory, Tintas MC e Xerox, entre outras. A agência atende clientes no Brasil, Portugal, Espanha, Costa Rica, Equador e outros países. Você pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: