Que o Coronavírus impacta o e-commerce ninguém tem mais dúvidas, porém, como? Não existe apenas uma resposta para esta pergunta, mas várias. E não há nada melhor do que recorrer às estatísticas para obter respostas mais próximas da exatidão, não é mesmo?
É por isso que resolvi selecionar algumas pesquisas sobre o tema. Os estudos que mencionarei adiante foram publicados nos últimos três meses na internet. Juntos eles expõem um pouco do cenário do comércio eletrônico no Brasil, EUA e China. Acompanhe em seguida!
Acesse e leia também o post “Plano de Contingência E-commerce”. Aprenda, dessa forma, como planejar e executar ações que lhe ajudarão a controlar a situação e manter seu negócio nos eixos durante a crise da Covid-19.
CORONAVÍRUS IMPACTA E-COMMERCE: PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020
Esta lista de pesquisas apresenta dados coletados por oito instituições sobre o cenário do e-commerce e logística. Resumi apenas aquela que considerei uma das principais informações de cada uma delas. Caso, porém, você queira acessar mais dados, basta clicar no título / link de cor verde:
01 – NZN Intelligence (março de 2020):
- 71% dos brasileiros pretendem aumentar o volume de compras online durante a pandemia da Covid-19.
02 – Corebiz (fevereiro / março de 2020):
- 330% foi o aumento das vendas online no segmento de Alimentos em março (em relação a fevereiro de 2020).
03 – ABComm (janeiro / fevereiro / março de 2020):
- 100% (mais de) foi o crescimento das empresas de comércio eletrônico, em especial as de bens de consumo, no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.
04 – Compre&Confie (janeiro / fevereiro / março de 2020):
- 26,7% foi a alta no faturamento do varejo eletrônico brasileiro pela internet no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado.
05 – EbitNielsen (janeiro / fevereiro / março de 2020):
- 972% foi o salto no consumo online de produtos da categoria Despensa de Saúde no Brasil no início de março de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.
06 – Cargo X (março 2020):
- 10% foi o aumento no número de entregas de produtos industriais feitas por meio do marketplace de fretes Cargo X no último mês.
07 – Quantum Metric (janeiro / fevereiro de 2020):
- 52% foi a taxa de crescimento da receita semanal no comércio eletrônico em comparação com as lojas físicas dos EUA em relação ao mesmo período de 2019.
08 – Kantar (janeiro / fevereiro de 2020):
- 55% dos consumidores da China estão usando o e-commerce para compras neste período de surto de Covid-19.
CONCLUSÃO
Como se pode observar, os setores e-commerce de Alimentos e Saúde têm sido os grandes beneficiados pela crise da Covid-19. Todavia, algumas áreas como a de Turismo, Hotelaria e Moda, por exemplo, têm sofrido com quedas na demanda de serviços e produtos. Empresários que atuam nestes últimos ramos precisam urgentemente criar um Plano de Contingência para tentar amenizar o prejuízo e encontrar novas oportunidades.
Acesse e leia também o post “Estratégias de Marketing Digital para períodos de quarentena”. Descubra, desse modo, como divulgar seu negócio durante momentos críticos como o da pandemia de Coronavírus.