8 informações que você precisa saber para contratar uma plataforma e-commerce

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça bem o sistema antes de criar a sua loja virtual!

8 informações que você precisa saber para contratar uma plataforma e-commerce

Antes de contratar a sua plataforma e-commerce e criar a sua loja virtual, fique atento para algumas informações que você precisa saber a fim de aumentar as suas chances de obter sucesso no ramo.

Aqui listo 8 coisas que um empreendedor de e-commerce deve saber antes de contratar uma plataforma e-commerce. Confira:

O que é plataforma e-commerce?

É o sistema/software sob o qual a sua loja virtual será implementada, gerenciada e otimizada ao longo do tempo de uso. Aprenda tudo o que puder sobre isso. Estude coisas como funcionalidades, preço do aluguel, gratuidade, aplicativos, etc. Saiba mais sobre esse assunto no post “Como escolher uma plataforma e-commerce”.

Quais os tipos de plataforma e-commerce?

Há basicamente três tipos de sistemas, são eles, o:

1. Saas: vem pronto e sua evolução depende do fornecedor

2. Open Source: evolução livre com uso complicado

3. On-premise: requer licença, mas sua evolução pode ser feita pela agência ou equipe interna de TI

Uma plataforma que oferece maior liberdade e menos complicações para o desenvolvimento é a melhor opção em longo prazo em termos de escalabilidade.

Há consultoria profissional para a plataforma e-commerce?
Caso não saiba como a plataforma escolhida funciona, você precisará de uma consultoria, a qual geralmente é uma agência de Marketing Digital.

Como é o SEO para a plataforma e-commerce?

O sistema que você pretende escolher deve contar com recursos que lhe permitirão otimizar a sua loja virtual para os sites de buscas, isto é, deve ser bom em SEO. Se não for assim, a sua divulgação na web ficará comprometida.

A plataforma e-commerce permite a programação front-end?

Front-end é a programação dos elementos que constituem a interface da loja virtual, onde um único botão pode fazer uma enorme diferença nas vendas. Quanto menos burocracias que envolvam o fornecedor do sistema para realizar mudanças, melhor.

Qual a tradição da plataforma e-commerce?

Como o comércio eletrônico está em franca expansão, surgem novos sistemas periodicamente. Os melhores são os mais tradicionais, que já passaram por testes variados e se consolidaram no mercado, possuem suporte avançado e outras facilidades.

O investimento na plataforma e-commerce compensará?

Tudo vai depender do conjunto da obra que é o negócio online que você está tentando montar. O estudo prévio por meio de um Plano de Negócios e Modelo de Negócios é essencial para a conquista do sucesso.

Há lojas virtuais que fracassam, não posso deixar de informar isso. Porém, até os fracassos podem ser usados de forma positiva em novas tentativas, tal como informo no artigo “Meu e-commerce faliu, e agora?”.

Enfim, conheça bem a plataforma antes de iniciar a implementação da sua loja virtual. Você irá muito mais longe se souber onde está pisando.