8 ferramentas para monitorar e-commerces concorrentes

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba o que comércios eletrônicos similares ao seu estão fazendo, antecipe as suas decisões e surpreenda o mercado e os seus consumidores!

8-ferramentas-para-monitorar-e-commerces-concorrentes

Entenda como os seus concorrentes atuam e aprenda a tomar melhores decisões no âmbito do seu próprio negócio online. Conheça algumas ferramentas com as quais você pode monitorá-los:

1. Alertas Google

Monitora a publicação de matérias em blogues e sites. Para isso, basta inserir uma ou mais palavras-chave (referentes à concorrência) e o sistema envia um e-mail para você sempre que houver conteúdo novo.

2. Similar Web

Permite que você obtenha insights acerca de qualquer site ou aplicativo. Ele monitora o tráfego e suas fontes, além dos acessos nas redes sociais, entre outros elementos, e viabiliza a comparação de concorrentes.

3. Open Site Explorer
Possibilita avaliar a influência, identifica URLs criadas recentemente, informa quais são as melhores páginas e analisa os domínios que apontam para os sites dos seus concorrentes, entre outras funções.

4. LikeAlyzer
Verifica o desempenho de fanpages no Facebook. Ele analisa as curtidas, os posts compartilhados, os comentários, o engajamento e emite um parecer sobre os pontos fracos e fortes da fanpage.

5. BuzzSumo
Analisa as mensagens compartilhadas pelos seus concorrentes no Facebook, LinkedIn Twitter, Pinterest e Google+. Ele filtra as mensagens por data, linguagem, país, domínio e tipos de conteúdo.

6. Alexa
Auxilia o empreendedor de e-commerces a encontrar sites similares, expõe estatísticas de tráfego e audiência, permite analisar e criar soluções SEO mais eficazes do que as dos seus concorrentes.

7. Social Mention
Verifica as menções de palavras-chaves relacionadas aos seus concorrentes nas redes sociais. Essa ferramenta monitora o quanto os internautas estimam uma palavra-chave.

8. InstaPaper
Ideal para salvar (com apenas um clique) os artigos mais interessantes para análise posterior. Esse aplicativo também possibilita sincronizar o salvamento de artigos entre diferentes dispositivos (desktops e mobiles).

Enfim, crie um sistema de inteligência no qual você possa reunir os dados extraídos dessas ferramentas e combiná-los com outras informações do seu cenário de negócios e Big Data em geral. Isso lhe permitirá aumentar a consciência não apenas sobre o seu negócio, mas também sobre a sua concorrência, o seu mercado e os seus consumidores, o que é o essencial para tomar melhores decisões.