8 ferramentas Google para otimizar seu e-commerce

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Sua loja virtual não nasce pronta. É preciso lapidá-la!

8 ferramentas Google para otimizar seu e-commerce

O Google conta com dezenas de ferramentas, muitas das quais podem e devem ser utilizadas por empreendedores e administradores de lojas virtuais. Algumas são pagas, outras são gratuitas. Aqui selecionei 8 delas. Confira:

1. Merchant Center

Recurso pelo qual os administradores de lojas virtuais como você enviam dados para serem disponibilizados no Google Shopping. A agência de Marketing Digital E-Plus conta com um serviço que insere seu site e-commerce em diferentes comparadores de preços do tipo.

2. Google Apps para Empresas

Combo de aplicativos para negócios que vem com e-mail profissional, agendas compartilhadas, videoconferências e armazenamento online, entre outros aplicativos (grátis no primeiro mês).

3. Google Meu Negócio

Insere sua loja virtual no Google Maps e no Google+, o que permite que os consumidores de todos os lugares encontrem você com mais facilidade.

4. Rich Media Gallery

Recurso que possibilita a criação de anúncios com vídeos, áudios, animações e efeitos diversos com a finalidade de envolver os consumidores e provocar a interação, gerar conhecimento de marca, incentivar o consumo, etc.

5. Hangouts On Air

Sistema de vídeo chat que permite que pessoas de diferentes partes do mundo dialoguem e sejam assistidas por milhares de expectadores ao vivo. É possível usar a ferramenta para comentar/analisar produtos, serviços, experiências, lançamentos e muito mais.

6. Google Alerts

Ferramenta que monitora a publicação de conteúdo relacionado a uma determinada palavra-chave selecionada pelo usuário (no caso você) e envia as novidades para o seu e-mail. Ideal para acompanhar as novidades do seu nicho de negócios, bem como as pesquisas e estudos, cujos resultados podem ser incorporados ao Simulador de Cenário de Negócios e Buyer Persona.

7. Think With Google

Plataforma que apresenta os estudos mais recentes sobre Marketing Digital, fundamental para quem quer se manter a par das tendências. O sistema conta com um tópico denominado “varejo”, que é próprio para empreendedores e administradores de e-commerces.

8. Primer

00Aplicativo que fornece lições de Marketing que podem ser estudadas em 5 minutos. Novas lições são inseridas periodicamente, vêm com sugestões práticas e podem ser visualizadas off-line. Leia mais sobre isso no artigo “Google lança aplicativo EAD de Marketing Digital”.

Dado que uma loja virtual não nasce pronta, mas precisa ser constantemente lapidada, essas ferramentas do Google são uma excelente oportunidade para buscar essa evolução.