Você que está procurando dicas para montar uma loja virtual veio ao lugar certo. Aqui é o blog da e-Plus, uma agência de performance 100% e-commerce, e eu sou o CEO desta empresa, o Tiago Moraes. Recentemente fui entrevistado pelo Rodrigo Almeida no programa Minuto Conversão Enviou no Youtube justamente sobre este tema. Então, está na ponta da língua.
Sem mais delongas, veja o vídeo da entrevista adiante (alguns parágrafos abaixo). Logo depois, aproveite também para ler o conteúdo textual que disponibilizo em seguida. Desse modo, você poderá clicar nos links e se aprofundar.
Além disso, observe que no decorrer deste artigo há um mapa mental, o qual foi incluso pela minha equipe. Salve este mapa no seu computador ou celular para assim se lembrar com mais facilidade deste passo a passo para criar um e-commerce.
Dada esta breve introdução, vamos em frente!
- Assim que puder clique também em “Montar e-commerce” e leia sobre 10 coisas que você precisa saber antes de começar.
DICAS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL
Como prometi, aqui vai o vídeo da minha entrevista ao canal Enviou com dicas para montar uma loja virtual:
Agora que você já viu o vídeo, leia também este conteúdo textual. Clique nos links para acessar artigos relacionados e se aprofundar. Esta trilha de conhecimento certamente vai conduzi-lo(a) para a criação de um e-commerce de sucesso.
Pois bem, para criar sua loja virtual:
1 – Adquira uma “consciência e-commerce”:
Estude diariamente tanto o e-commerce como o empreendedorismo, a gestão de empresas e o Marketing para adquirir uma “consciência”, isto é, uma percepção superior ou acima da média sobre esses assuntos. Existem muitos canais com conteúdo bacana sobre esses temas na internet. O blog da e-Plus, modéstia parte, é um deles.
Lembre-se, “consciência e-commerce” é sobre o mercado de comércio eletrônico; “consciência empreendedora” é sobre como criar, abrir e inovar uma empresa; “consciência de gestão” é sobre como administrar essa empresa; e “consciência de Marketing” é sobre como divulga-la para assim poder vender mais.
2 – Faça um planejamento:
Antes de ser eletrônico, o e-commerce é um comércio. Então, todos os cuidados que se tem para montar uma loja física devem ser observados também na montagem de uma loja virtual.
Primeiramente, entenda a sua marca. Ela já é conhecida? Ou será que ainda não é? As respostas para estas perguntas lhe darão a medida do investimento que você precisará fazer para levar à frente este projeto.
Ademais, crie um mix de produtos e desenvolva o fluxo de processos que deverá ocorrer na sua empresa, entre outras coisas.
Para a fase de planejamento eu tenho recomendado as ferramentas comuns de empreendedorismo que são, por exemplo, o Business Model Canvas, o Plano de Negócios e o método Startup E-commerce, entre outros.
3 – Abra uma empresa ou adeque uma já existente:
Você precisa abrir uma empresa para assim poder passar notas fiscais, comprar de fornecedores e até para cobrar clientes inadimplentes. Se você já tem uma, ótimo. Neste caso, peça para o seu contador verificar se esta empresa que já está aberta requererá uma adaptação de CNAE para e-commerce. Depois disso siga adiante!
4 – Monte uma equipe:
Todos os dias você precisará saber o que vender, para quem, de que maneira, como será o tamanho do estoque, o tempo de entrega, as formas de pagamento, o fluxo das atividades, etc. Por isso, você precisará de uma equipe, de preferência com gerente de e-commerce.
Acesse o nosso post “Profissão e-commerce” e conheça os principais ofícios do setor. Nele apresento as características e salários de funções como as de vendedor, atendente, analista e developer, entre outras. Aí, então, ficará muito mais fácil, pois já saberá de antemão quem contratar e onde.
5 – Escolha uma boa plataforma:
Antes de escolher uma plataforma, veja o portfólio da mesma. Observe quem são os clientes que já usam o sistema. Conheça as características e procure entender se a plataforma atende às demandas específicas do seu e-commerce.
Se você já tem uma loja online básica e agora quer migrar para uma plataforma melhor, procure saber antes se isso é necessário neste momento. É que talvez seja melhor investir esse dinheiro em captação de visitas, arrumar um pouco a casa e só depois migrar.
E quando for realizar a migração de plataforma e-commerce, aí não se deve esquecer de fazer o redirect das páginas (URL, conteúdo, tags, etc.) para manter a indexação no Google e redirecionar as visitas da antiga para a nova loja virtual.
Quanto tempo demora para migrar de plataforma?
Uma migração de plataforma pode levar de 2 a até 5 meses. Se, por exemplo, o cliente usar o mesmo layout da plataforma antiga, aí é mais rápido.
Mas além disso há outros aspectos como o cadastro de produtos, migração de ERP, entre outros, que aumentam o prazo. Todavia, em geral, para fazer uma migração correta, com tranquilidade, com layout novo, o prazo é 4 a 5 meses.
6 – Invista em Marketing:
Quando você monta uma loja física, esta tem uma circulação de pessoas do bairro, da região onde ela está instalada. Mas quando a loja é online, aí é necessário investir para atrair público. Você precisa comprar essas visitas. O investimento pesado mesmo será nisso, isto é, em atrair as pessoas para dentro da loja virtual e conseguir converter.
Neste aspecto dá para trabalhar com links patrocinados para e-commerce, E-mail Marketing para e-commerce, conteúdo SEO e também com os marketplaces e comparadores de preços.
Vender nos marketplaces é confortável porque eles têm marca e tráfego, mas o ideal é dividir o orçamento de Marketing para diferentes canais ao invés de apostar em apenas um deles.
7 – Unifique os canais de vendas:
Nos últimos anos, o e-commerce vem crescendo na casa dos dois dígitos, o que é ótimo. Entretanto, não se esqueça que você tem outros canais de vendas.
Hoje o cliente quer comprar no e-commerce, retirar na loja física ou fazer o inverso. Ele prova o produto em um guide shop, depois compra no e-commerce e escolhe retirar em um local como o Clique Retire.
Enfim, o comércio eletrônico está deixando de ser só eletrônico e está se tornando omnichannel. Use uma plataforma de comércio unificado para dar um jeito nisso!
8 – Acompanhe a evolução e otimize sua loja virtual:
Depois de colocar sua loja virtual no ar, você deve começar a divulgar. Mas não é apenas isso. Você precisa também otimizar. É aqui que entra o trabalho de uma agência de performance como a e-Plus.
É necessário captar visitas, realizar testes de usabilidade (teste A/B, vídeos de navegação, mapas de calor, etc.), entender o que está acontecendo, mudar determinadas partes do layout (se necessário), realizar otimizações de front office ou back office, etc, buscar uma melhoria contínua para assim poder fazer cada vez mais vendas com tickets médios cada vez maiores.
Mapa mental
Muito bem, agora que você já conheceu as minhas dicas para montar uma loja virtual, não se esqueça de baixar o seu mapa mental. Clique na imagem e copie para o seu computador ou celular:
Agora continue lendo para conhecer a agência e-Plus!
AGÊNCIA E-PLUS: CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE LOJAS VIRTUAIS
A e-Plus é uma agência de performance 100% e-commerce. Escolhemos trabalhar apenas neste ramo de negócios. Pensamos que quanto mais realizamos uma coisa, mais nos tornarmos experts nela.
Neste contexto, nossa ideia é ser um parceiro estratégico do lojista. Queremos trabalhar com o lojista desde o momento da implantação ou migração a até a divulgação e à performance de Marketing e vendas, que é onde a mágica acontece.
Entre em contato com a Agência e-Plus
Na e-Plus nós temos uma equipe que é apaixonada por e-commerce. A gente se entrega, faz acontecer. Aliás, fazemos tudo sempre junto com o lojista. Envolvemo-nos completamente com cada projeto porque realmente amamos fazer isso.
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