As empresas familiares, aquelas constituídas por parentes, cônjuges ou individualmente dentro da própria residência, são a maioria dos e-commerces do Brasil. Elas contribuem economicamente para o país e geram impacto social em suas regiões, contudo, enfrentam desafios enormes de adaptação.
De acordo com o estudo Perfil do E-commerce Brasileiro realizado a partir de uma amostra de 23 milhões de sites do Brasil pela Big Data Corp e veiculado pelo site IstoÉ Dinheiro, no contexto dos comércios eletrônicos nacionais:
- 73,5% são empresas familiares;
- 86% têm menos de 10 colaboradores;
- 45,7% são empresas individuais;
- 68,4% comercializam até 10 produtos online;
- 75,6% estão presentes nas redes sociais.
Esses e-commerces familiares demonstram uma certa compreensão do Marketing Digital e da importância de criar relacionamentos sólidos com os clientes. No entanto, eles nem sempre conseguem encontrar os caminhos para o crescimento. Continue lendo para saber mais sobre isso!
EMPRESAS FAMILIARES NOS E-COMMERCES DO BRASIL: DESAFIOS
Ainda conforme a pesquisa da Big Data Corp, houve 61% de crescimento no número de e-commerces brasileiros com lojas em no mínimo um marketplace entre os anos de 2022 e 2024. Já quando o assunto é a integração de loja física com loja virtual, o percentual caiu de 19% para 16,5% no mesmo período.
Dado que a maioria dos e-commerce brasileiros são empresas familiares, impera o baixo orçamento para aquisição de estoque. Sendo assim, 72,3% delas trabalham com produtos que custam menos de R$100,00. Enquanto isso, apenas 15% vendem produtos acima de R$1.000,00.
Além disso, esses e-commerces familiares têm uma porção de outros desafios a enfrentar todos os dias. Entre esses desafios podemos citar, por exemplo:
- Atualização tecnológica como a adesão às plataformas de e-commerce headless e CMSs headless;
- Problemas com a integração, controle e gestão de estoques, em especial quando a empresa possui vários canais de vendas e vários estoques;
- Dificuldades com a logística interna e com a distribuição em âmbito nacional sobretudo dos produtos comercializados online;
- Necessidade de capacitação principalmente na área de Marketing Digital e Search Engine Optimization (SEO);
- Alto índice de erros devido a processos manuais e ausência de automação de tarefas e de Marketing;
- Dificuldade em manter um serviço de atendimento de alta qualidade para, desse modo, fidelizar mais clientes.
Ademais, as empresas familiares que constituem a maior parte dos e-commerces do Brasil enfrentam desafios como os de segurança cibernética, gestão financeira, sustentabilidade, concorrência feroz e baixa visibilidade da marca, entre outros. Como superar tudo isso?
COMO SUPERAR ESSES DESAFIOS?
Para superar desafios do e-commerce e comércio unificado recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus conta com certificação nas melhores plataformas de e-commerce, CMS e Marketing do mercado, tais como a VTEX, Shopify Plus, Wake Commerce, Nuvemshop, Linx Commerce, Vnda, uappi, deco.cx, Google Ads, Meta Ads, RD Station Marketing e E-goi. Desse modo, ela está habilitada para criar, migrar, configurar, integrar, testar, fazer o redesign, escalar, evoluir, divulgar e gerenciar projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a sua.
Além disso, a Agência e-Plus fornece serviços de consultoria, assessoria e treinamento nas áreas de comércio eletrônico e Marketing Digital para você, comerciante, e para os seus funcionários. Com efeito, ela ajuda você a resolver boa parte dos desafios enfrentados pelas empresas familiares nos e-commerces brasileiros.
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