As compras no celular estão em alta. Os consumidores estão cada vez mais aderindo ao uso dos smartphones para acessar lojas virtuais no Brasil, deixando de lado os computadores de mesa, os notebooks e os tablets.
De acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2025, da Octadesk em parceria com a Opinion Box, nada menos do que 73% dos 2.055 consumidores brasileiros online acima de 16 anos, e de todas as classes sociais, disseram que preferem o celular para fazer compras.
Biblioteca Virtual da Agência e-Plus
Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente os nossos e-books e conteúdos sobre e-commerce e Marketing Digital!
Em contrapartida, apenas 25% afirmaram que os desktops e os notebooks são seus dispositivos favoritos para ir às compras no comércio eletrônico. Enquanto isso, 2% gostam de usar os tablets para este propósito. Mas por que isso está acontecendo? É o que você ficará sabendo em seguida. Acompanhe!
POR QUE OS CONSUMIDORES PREFEREM FAZER COMPRAS NO CELULAR?
Conforme a pesquisa já mencionada, os consumidores estão preferindo fazer compras no celular porque este dispositivo proporciona maior conveniência para tal objetivo. Ele oferece mobilidade para as pessoas, lhes permitindo acessar as lojas que desejarem a partir de praticamente qualquer lugar.
Além disso, tem outra coisa que os smartphones oferecem para os consumidores na hora da compra. Essa coisa é a conectividade instantânea. Em outras palavras, basta tirar o celular do bolso, clicar em um ou dois botões e pronto, o usuário já está na internet.
Isso não é assim quando se tratam de outros dispositivos. Por exemplo, não dá para abrir um notebook em todo lugar. E os tablets, por suas vezes, têm maior mobilidade que os laptops, mas são bem maiores que os smartphones e chamam mais a atenção. Além disso, nem sempre contam com chip de telefonia.
Inscreva-se no canal da @agenciaeplus no Youtube!
Importância de otimizar a loja virtual
Por estas e outras, é importante que você, comerciante online, otimize a sua loja virtual, sobretudo para os smartphones. Mas não apenas isso. Você precisa melhorar a experiência para todos os usuários, incluindo para os que ainda usam notebooks e para quem prefere os tablets. Conheça algumas soluções para essas situações no próximo tópico!
SOLUÇÕES PARA COMPRAS NO CELULAR, TABLET, DESKTOP E NOTEBOOK
Existem várias soluções que você pode implementar para oferecer melhores experiências para os consumidores durante as compras no celular sem, é claro, se esquecer das compras nos notebooks e das compras nos tablets.
A primeira dessas soluções é a famosa responsividade. Só para lembrar, uma loja responsiva é aquela cujo layout se adapta aos mais diferentes tipos e tamanhos de telas. Fluídas, as lojas online responsivas mudam seu formato de exibição automaticamente, de acordo com a tela onde estiverem sendo visualizadas.
Outra solução importante, principalmente para melhorar a experiência de compras no celular, é a atenção à Zona do Polegar. A Zona do Polegar, para quem não sabe, é a região da tela dos dispositivos móveis mais confortável para os usuários alcançarem com o dedo polegar. É imprescindível inserir nesta zona os componentes mais importantes da loja virtual, tal como o botão comprar, por exemplo.
Velocidade e estabilidade da loja
Outro aspecto que merece atenção, e que vale para as compras no celular ou em qualquer outro dispositivo, é a velocidade de carregamento e a estabilidade. Isso conta muitos pontos na experiência do consumidor e, além disso, para o SEO do seu e-commerce.
Atente também para a hiperpersonalização das experiências de compras. Neste caso, usar uma plataforma de Inbound Marketing e Automação de Marketing como a RD Station, por exemplo, pode garantir que os consumidores obtenham exatamente o que precisam não apenas de forma mais rápida, mas também de um jeito muito mais personalizado e eficiente, aumentando a satisfação e a fidelidade dos clientes.
MAIS SOLUÇÕES: USER FIRST, MOBILE FIRST E APP FIRST
Na abordagem User First, o usuário deve ser posto em primeiro lugar. Já o Mobile First é o foco nos dispositivos móveis. Enquanto isso, o método App First é a construção de um e-commerce tendo como base um aplicativo de celular.
Você pode tentar aplicar estas soluções também ao seu comércio eletrônico. Isso certamente garantirá mais compras no celular na sua loja virtual. Mas além disso, colocará a experiência do usuário em primeiro lugar em qualquer dispositivo.
COMO OTIMIZAR AS COMPRAS NO CELULAR?
Para otimizar as compras no celular na sua loja online, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com certificações nas melhores plataformas de e-commerce e CMS headless do mercado, tais como a VTEX e o deco.cx, por exemplo. E também possui certificação em plataformas de Inbound, Automação e hiperpersonalização de experiências como a RD Station Marketing. Além disso, ela fornece serviços de consultoria, assessoria e treinamento para você, comerciante, e para os seus funcionários.
Saiba mais sobre a Agência e-Plus!
A Agência e-Plus tem mais de 10 anos de atuação no fornecimento de serviços de Marketing Digital e desenvolvimento de e-commerce para empresas como a Xerox, Pirelli e Sonda, por exemplo, no Brasil, Espanha, Portugal, Costa Rica, Equador, Colômbia e Argentina, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: