Os mercados online são o futuro? Que nada, eles já são o presente. Ao que parece, os consumidores brasileiros estão cada vez mais fazendo compras de alimentos perecíveis e não perecíveis, produtos de açougue, congelados, frios, embutidos e hortifruti, entre outros, via internet.
De acordo com estudo do ecossistema de inteligência de dados Neogrid, em parceria com a plataforma de pesquisa Opinion Box, veiculado pelo portal Terra, os hábitos de compra dos brasileiros em supermercados mudaram muito após a pandemia de Covid-19.
Logo em seguida, você poderá ler alguns dados desse estudo, os quais apontam uma tendência de crescimento nas compras online de supermercado para 2024. Confira!
CONSUMIDORES MAIS PRESENTES NOS MERCADOS ONLINE
Conforme a pesquisa da Neogrid, entre os consumidores brasileiros entrevistados:
- 47% compram produtos de supermercado no e-commerce;
- 52% preferem comprar nas lojas físicas;
- 25% compram em mercados online com frequência;
- 72% vão aumentar a frequência de compra em mercados online em 2024.
Como se pode observar, os supermercados físicos ainda são muito utilizados pelos consumidores brasileiros. No entanto, há uma forte tendência no que diz respeito às compras online. Isso se deve, em parte, pela mudança de paradigma causada pela pandemia de Covid-19.
Por outro lado, as gerações nativas digitais formadas por pessoas nascidas desde o início dos anos 2000 estão chegando ao mercado de trabalho e ocupando cargos de comando dentro das empresas. Ganhando salários mais altos, essas pessoas tendem a fazer mais compras online, pois afinal de contas, elas são nativas digitais.
OUTROS MOTIVOS DA ADESÃO AOS MERCADOS ONLINE
Além da questão da pandemia e dos nativos digitais, há outros motivos que levam os brasileiros a fazerem mais compras em mercados online. De acordo com a pesquisa da Neogrid, entre estes motivos estão, por exemplo:
- Preços mais em conta em alguns casos;
- Conveniência de escolher produtos e comprar sem precisar sair de casa.
Certamente, fazer compras em mercados online enquanto assiste Netflix é muito mais cômodo para os brasileiros do que tirar o carro da garagem para ir até um supermercado físico, pegar congestionamento no trânsito, enfrentar fila no caixa e pagar estacionamento.
Todavia, varejistas como você não podem deixar de lado as lojas físicas, pois ainda há muitos brasileiros que fazem compras neste canal. A solução, então, é integrar ambas as lojas, criando assim um comércio unificado. Saiba mais adiante!
NECESSIDADE DO VAREJISTA CRIAR UM COMÉRCIO UNIFICADO
Comércio unificado é como chamamos o comércio que integra canais de vendas físicos e online ao ponto em que eles pareçam um só canal aos olhos dos consumidores. Ele unifica os estoques e, desse modo, gera uma experiência de compras contínua.
Com efeito, no comércio unificado os consumidores podem iniciar uma compra no supermercado físico e finalizá-la no mercado online e vice-versa. Além disso, os consumidores podem retirar a compra na loja física ou recebê-la em casa, entre outras opções de entrega.
O comércio unificado atende, dessa maneira, tanto os consumidores que ainda preferem fazer compras em estabelecimentos físicos quanto os que preferem os mercados online. Os varejistas que compreendem isso e aplicam na prática podem se sobressair.
COMO IMPLEMENTAR MERCADOS ONLINE E COMÉRCIO UNIFICADO?
Para implantar mercados online e comércio unificado, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação nas melhores tecnologias de e-commerce e comércio unificado da atualidade, entre as quais as plataformas VTEX, Wake Commerce, Shopify Plus, Vnda, uappi, Linx Commerce, Nuvemshop e deco.cx.
Sendo assim, a Agência e-Plus está habilitada para criar, migrar, integrar, fazer o upgrade, configurar, testar, evoluir, refazer o design, divulgar e gerenciar projetos de e-commerce e comércio unificado com estas tecnologias. Além disso, a Agência e-Plus fornece treinamento, assessoria e consultoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.
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