Na internet, marketplace é a denominação dada aos sistemas de negócios que comportam várias lojas virtuais em um mesmo lugar (mais ou menos como se fossem lojas tradicionais em um shopping center). Decerto, colocar seu e-commerce no marketplace pode ser uma excelente ideia para expansão do seu negócio digital.
Existem várias vantagens de incluir seu e-commerce em um marketplace. Por exemplo, você poderá aproveitar:
1. A credibilidade das grandes marcas:
Os consumidores visualizarão o nome da sua loja virtual associada a grandes players do mercado como o Walmart, Submarino e Ponto Frio, entre outras.
2. O pagamento centralizado:
Você negocia as comissões diretamente com o gerente do marketplace e, desse modo, evita custos extras com atravessadores.
3. O pós pagamento das comissões:
As taxas à administração do marketplace só são pagas após as vendas, isto é, você só paga comissões se conseguir vender.
4. A força de publicidade do negócio:
A publicidade dos marketplaces é certamente muito mais potente do que a de uma loja virtual só e você poderá pegar carona nela e melhorar sua visibilidade.
5. A manutenção de dois negócios em um:
Ao incluir seu e-commerce em um marketplace, você pode continuar operando a sua loja virtual separadamente e tirar proveito de ambos.
6. O impulso extra para o seu negócio:
Se a sua loja virtual é nova no mercado, você poderá gostar de contar com a força de um marketplace para obter aquele impulso inicial para as vendas.
7. A possibilidade de alcançar novos públicos:
Marketplaces costumam ser muito genéricos, com múltiplos produtos, os quais muitas vezes se complementam, o que pode gerar novos clientes para você.
Quando, porém, você trabalha com uma loja virtual e com um marketplace, ou seja, com dois negócios ao mesmo tempo, poderá correr o risco de se perder na contabilidade e na logística. Para evitar esse problema, opte por plataformas e-commerce como a Vtex, que integram os dois sistemas em um único painel administrativo.
Resumindo, incluir o seu negócio e-commerce em um marketplace poderá lhe proporcionar mais credibilidade e publicidade, duas coisas fundamentais para obter mais participação no mercado e crescimento.