É dever de todo administrador de e-commerce saber o que os seus consumidores estão falando sobre a sua marca na internet e uma das melhores formas de se fazer isso é por meio do uso periódico de ferramentas de monitoramento de comentários.
Ao usar ferramentas de monitoramento de comentários, você poderá obter vantagens como:
• Mais insights e dicas de melhorias para seus produtos e serviços
• Mais insights para melhorar a produção de conteúdo
• Mais facilidade para conhecer e prever o comportamento dos consumidores
• Mais facilidade para prever e conter crises de relacionamento com o público
Sabendo disso, reuni 7 dessas ferramentas para o seu uso diário, as quais aponto a seguir:
1. Iconosquare:
Esse software permite que você agende e gerencie posts no Instagram. Ele conta com uma função “Analytics” que possibilita classificar e medir comentários e publicar novos posts conforme a taxa de participação.
2. BuzzBundle:
Recurso de viabiliza o monitoramento de várias redes sociais como o Facebook, Twitter e Google+, entre outras. Ele permite que você visualize todas as menções à sua empresa em uma única janela.
3. Scup:
Monitora Facebook e outras redes sociais. Ele conta com um painel onde você pode visualizar as menções à sua marca, o que lhe permitirá aprimorar não apenas o conteúdo, mas também os produtos e serviços da sua loja virtual.
4. Impactana:
Analisa o comportamento dos visitantes da sua fanpage em múltiplas mídias sociais. Ele possibilita verificar estatísticas de cliques, downloads, backlinks e comentários com facilidade.
5. LikeAlyzer:
Software online no qual você insere o link da fanpage do seu e-commerce no Facebook e obtém recomendações baseadas nos comentários dos usuários. Ele expõe se seus fãs comentam mais vídeos, fotos, links, etc.
6. Mention:
Em um único painel, essa ferramenta expõe um feed de comentários dos seus usuários em diferentes fanpages da sua empresa e permite que você responda tudo imediatamente, o que eles chamam de “reação em tempo real”.
7. Hootsuite:
Analisa fanpages no Facebook, YouTube, LinkedIn e outras redes sociais. Possui um painel que reúne todos os comentários, possibilita que você identifique os influenciadores do seu negócio e responda rápido com respostas pré-escritas.
Algumas redes sociais como o Facebook têm as suas próprias ferramentas de estatísticas, as quais você não deve ignorar. A aba “Informações” da sua fanpage nessa rede social, por exemplo, mostra o envolvimento do seu público em termos de cliques, compatilhamentos e comentários.
Lembre-se, toda e qualquer estatística por menor que seja (mas que seja verdadeira) sobre o seu e-commerce é bem-vinda, pois você poderá compará-la com outros números de outras pesquisas e estudos (Big Data) e fazer grandes descobertas que poderão dar um grande impulso ao seu negócio.