Um negócio e-commerce não nasce da noite para o dia. Ele vai nascendo e renascendo ao longo do tempo em que existe. Para sustentar essa evolução, o empreendedor precisa usar ferramentas como:
1- Histórico do Cliente:
O Histórico do Cliente (HC) é uma lista que relaciona as ações realizadas por um cliente enquanto este permanece em contato com a sua loja virtual, com a sua loja física e com os seus demais canais de vendas. Com ela, é possível prever o comportamento do consumidor e otimizar o comércio.
2- Behavioral Targeting:
O Behavioral Targeting (TC) é uma ferramenta que, assim como o HC, permite prever o comportamento do consumidor, só que de forma mais abrangente. Ela leva em conta pesquisas de mercado e dados gerais do Big Data, os quais viabilizam o surgimento de insights para melhorias.
3- Administração do frete:
O gerenciamento da logística começa a ficar puxado para o empreendedor quando a loja virtual deixa de ser pequena e passa a ser média ou grande. A partir desse ponto é interessante buscar recursos de administração do frete, tais como o Logística Integrada dos Correios, por exemplo.
4- Televendas:
Televendas é o uso do telefone como plataforma de vendas. Um Call Center permite realizar atendimentos mais técnicos, abrir negociações e gerar mais credibilidade para a sua loja virtual.
5- Inserção de preços:
Ferramentas de precificação dinâmica administram os preços de forma automática com mais rapidez e precisão. Elas monitoram os preços de mercado, insinuam preços mais competitivos, impedem erros de precificação e seus prejuízos, entre outras funções.
6- E-fulfillment:
E-fulfillment envolve todo o trabalho de separação, embalagem, despacho e entrega de uma mercadoria para o consumidor. Você pode fazê-lo por si mesmo ou terceirizá-lo. Esta última, por sua vez, pode se tornar a melhor opção na medida em que o seu e-commerce cresce.
7- Capital Social:
Capital social se refere às redes de relacionamento baseadas na confiança. Por isso, é prudente de sua parte como empreendedor manter bons e duradouros vínculos com clientes, fornecedores, investidores, etc. Isso é essencial para o crescimento do seu negócio.
Recursos como estes, quando colocados em prática, ajudam o empreendedor a amadurecer seu empreendimento e, assim, ir mais longe do que os seus concorrentes.