7 erros do Marketing Digital no e-commerce

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Assim como em um jogo de xadrez ou em uma corrida de 100 metros rasos em que se vence um oponente por um nariz, você consegue melhores resultados com publicidade digital quando começa a trabalhar no nível dos detalhes

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Quem já jogou xadrez sabe que os melhores jogadores são aqueles que conhecem e aplicam particularidades, minudências, que os demais desconhecem e, por isso, vencem mais vezes. Assim também é no mundo do Marketing Digital.

Os detalhes, por sua vez, estão nos erros. Procure os erros, por menores que sejam, e corrija-os. Quando o fizer, estará um erro a menos à frente dos seus concorrentes. E aqui estão alguns dentre os quais você poderá começar a evitar:

1. Atirar-se ao mercado sem planejamento: desbravar o mar do comércio eletrônico sem um Plano de Marketing Digital e sem um Plano de Negócios é como navegar sem rumo pelos 7 mares. O planejamento reduz os riscos de naufrágio e aumenta a possibilidade de sucesso;

2. Escolher plataformas e-commerce ruins: do mesmo modo que não é possível cavar um túnel metroviário com uma pá, mas somente com o chamado “Tatuzão”, ter uma excelente loja virtual requer o uso de ferramentas igualmente modernas como a plataforma e-commerce Vtex, por exemplo;

3. Enviar o cliente para a página inicial do site e não para uma página de vendas: um e-consumidor pesquisa o termo “Gestão de Marketing” no Google e, nos resultados das buscas, clica sobre um link patrocinado que o envia para a home page e não para uma landing page da sua empresa. A possibilidade de vender o serviço de Gestão de Marketing diminui consideravelmente desta forma. Por isso, sempre aponte os seus links para as páginas de vendas;

4. Despreocupar-se das ferramentas de análise: o diretor que não analisa o próprio e-commerce é como um motorista que aumenta o som automotivo para evitar ouvir os barulhos que denunciam a necessidade de manutenção no veículo. Logo, sempre observe e tente compreender as estatísticas de ferramentas como o Google Analytics, que lhe oferecerão insights para otimização do seu e-commerce;

5. Descuidar-se do ajuste entre produto e cliente: pare de tentar vender sardinha para quem quer comprar salmão. Tome o cuidado de conhecer (por meio da Buyer Persona) e de encaixar milimetricamente seus produtos, serviços e propostas de valor aos anseios e desejos do seu público-alvo de e-consumidores;

6. Publicar somente conteúdo relacionado à sua empresa: sua loja virtual deve contar com um blog no qual você deverá publicar conteúdo novo periodicamente. Porém, este conteúdo não deve focar apenas os seus produtos, serviços e marcas. Ao contrário, evite o narcisismo e o foco no bolso do cliente e, ao invés disso, concentre-se em ajudar as pessoas, que tudo o mais virá por acréscimo;

7. Esquecer de adequar a linguagem ao público-alvo: imagine se tivesse 7 lojas virtuais nas áreas de skates e acessórios, itens religiosos, produtos para roqueiros, utilidades para donas de casa, planilhas para empreendedores, moda feminina e carros de luxo. Você usaria a mesma linguagem para atingir cada um destes públicos-alvo? Claro que não. Assim, saiba escutar e falar a língua do comprador para entender, ser entendido, ajudar e obter sucesso.

Depois, portanto, que a sua loja virtual estiver devidamente implantada e em funcionamento, inicie uma operação “pente fino” para descobrir onde estão os defeitos do seu Marketing Digital e concerte-os. Desta forma, você conseguirá vencer a concorrência nos detalhes como em um jogo de xadrez ou como se vence um oponente por um nariz em uma corrida de 100 metros rasos.