Quem já jogou xadrez sabe que os melhores jogadores são aqueles que conhecem e aplicam particularidades, minudências, que os demais desconhecem e, por isso, vencem mais vezes. Assim também é no mundo do Marketing Digital.
Os detalhes, por sua vez, estão nos erros. Procure os erros, por menores que sejam, e corrija-os. Quando o fizer, estará um erro a menos à frente dos seus concorrentes. E aqui estão alguns dentre os quais você poderá começar a evitar:
1. Atirar-se ao mercado sem planejamento: desbravar o mar do comércio eletrônico sem um Plano de Marketing Digital e sem um Plano de Negócios é como navegar sem rumo pelos 7 mares. O planejamento reduz os riscos de naufrágio e aumenta a possibilidade de sucesso;
2. Escolher plataformas e-commerce ruins: do mesmo modo que não é possível cavar um túnel metroviário com uma pá, mas somente com o chamado “Tatuzão”, ter uma excelente loja virtual requer o uso de ferramentas igualmente modernas como a plataforma e-commerce Vtex, por exemplo;
3. Enviar o cliente para a página inicial do site e não para uma página de vendas: um e-consumidor pesquisa o termo “Gestão de Marketing” no Google e, nos resultados das buscas, clica sobre um link patrocinado que o envia para a home page e não para uma landing page da sua empresa. A possibilidade de vender o serviço de Gestão de Marketing diminui consideravelmente desta forma. Por isso, sempre aponte os seus links para as páginas de vendas;
4. Despreocupar-se das ferramentas de análise: o diretor que não analisa o próprio e-commerce é como um motorista que aumenta o som automotivo para evitar ouvir os barulhos que denunciam a necessidade de manutenção no veículo. Logo, sempre observe e tente compreender as estatísticas de ferramentas como o Google Analytics, que lhe oferecerão insights para otimização do seu e-commerce;
5. Descuidar-se do ajuste entre produto e cliente: pare de tentar vender sardinha para quem quer comprar salmão. Tome o cuidado de conhecer (por meio da Buyer Persona) e de encaixar milimetricamente seus produtos, serviços e propostas de valor aos anseios e desejos do seu público-alvo de e-consumidores;
6. Publicar somente conteúdo relacionado à sua empresa: sua loja virtual deve contar com um blog no qual você deverá publicar conteúdo novo periodicamente. Porém, este conteúdo não deve focar apenas os seus produtos, serviços e marcas. Ao contrário, evite o narcisismo e o foco no bolso do cliente e, ao invés disso, concentre-se em ajudar as pessoas, que tudo o mais virá por acréscimo;
7. Esquecer de adequar a linguagem ao público-alvo: imagine se tivesse 7 lojas virtuais nas áreas de skates e acessórios, itens religiosos, produtos para roqueiros, utilidades para donas de casa, planilhas para empreendedores, moda feminina e carros de luxo. Você usaria a mesma linguagem para atingir cada um destes públicos-alvo? Claro que não. Assim, saiba escutar e falar a língua do comprador para entender, ser entendido, ajudar e obter sucesso.
Depois, portanto, que a sua loja virtual estiver devidamente implantada e em funcionamento, inicie uma operação “pente fino” para descobrir onde estão os defeitos do seu Marketing Digital e concerte-os. Desta forma, você conseguirá vencer a concorrência nos detalhes como em um jogo de xadrez ou como se vence um oponente por um nariz em uma corrida de 100 metros rasos.