Você já leu o artigo “7 erros do Marketing Digital no e-commerce” que publiquei aqui no blog em outra oportunidade? Vale a pena dar uma olhada, pois este post tem sido muito elogiado pelos gerentes de e-commerces. Mas, enfim, agora pretendo abordar outros tipos de falhas. Estou falando desses 7 erros das lojas virtuais, que você deve evitar:
1. Não analisar o comportamento do consumidor
Tudo o que um consumidor faz quando visita sua loja virtual é resultado de suas experiências educacionais, sociais, culturais, etc. Não reconhecer essas experiências é um erro. Leia mais sobre isso em “Comportamento do consumidor influi em compra na loja virtual”.
2. Não levar em conta os desejos do consumidor online
O consumidor gosta de comprar via loja virtual porque isso lhe confere mais comodidade, diversidade e comunicabilidade, entre outras vantagens que o gerente e-commerce precisa dar atenção. Leia mais em “8 motivos que levam o consumidor a comprar pela internet”.
3. Não levar em conta os medos do consumidor
Assim que entra em uma loja virtual, o consumidor começa a procurar parâmetros que lhe indiquem que o ambiente é seguro e credível e o gerente e-commerce deve conceder isso a ele. Leia mais em “Segurança e-commerce: o que preocupa os latino-americanos?”.
4. Não ajustar descrições de e-produtos aos medos e desejos do consumidor
O conteúdo dos produtos que você comercializa em sua loja virtual deve ser escrito de forma a reduzir o medo e aumentar o desejo do consumidor de melhorar o desempenho em diferentes áreas da vida. Leia mais em “Aprenda a encaixar descrições de e-produtos aos e-consumidores”.
5. Não otimizar a cadeia de valor
O gerente e-commerce que não se preocupa em rever sua cadeia de valor com a finalidade de eliminar desperdícios e diminuir despesas perderá, mais cedo ou mais tarde, espaço para os concorrentes. Leia mais em “Reduza os custos para obter mais lucro no seu e-commerce”.
6. Não definir os preços de forma inteligente
Quando os preços são definidos com base na “Achologia” e não de forma matemática, o gerente e-commerce corre o risco de levar uma loja virtual à falência. Leia mais em “Ferramenta Mark-up ajuda você a definir preços de e-produtos”.
7. Não realizar um bom atendimento ao cliente
Não saber como lidar com um consumidor nos momentos de crise pode gerar uma propaganda negativa da sua loja virtual e destruir sua reputação na internet. Leia mais em “5 dicas para lidar com clientes insatisfeitos no e-commerce”.
Se você encontrou um ou mais erros como esses na sua loja virtual, não entre em pânico. Minha dica nesse caso é: crie um cronograma de otimização. Proponha metas de melhorias com datas para serem concluídas e veja as falhas desaparecerem uma a uma, o que fará a sua loja virtual mais forte do que nunca no mercado.