7 dicas para quem pretende abrir um e-commerce de moda

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Detalhes que podem fazer a diferença em uma loja virtual do tipo

7-dicas-para-quem-pretende-abrir-um-e-commerce-de-moda

A moda é uma das 9 categorias que mais faturam no e-commerce brasileiro, por isso, é uma ótima opção para quem quer abrir uma loja virtual. Eis algumas dicas que poderão lhe ser úteis nesse caminho:

1. Reconheça os 3Ps
Antes de qualquer coisa, faça um planejamento. Para isso você pode empregar um Plano de Negócios e/ou o Business Model Canvas. Defina, também, quem serão as Pessoas, os Processos e os Produtos (3Ps).

2. Escolha os produtos certos
Evite selecionar produtos aleatoriamente. Ao invés disso, analise bem o seu nicho. No artigo “Como criar um mix de produtos para a sua loja virtual” eu exponho alguns parâmetros que poderão lhe ajudar com isso.

3. Use uma plataforma Omni-channel
Uma plataforma e-commerce multicanal lhe possibilitará cercar o consumidor com pontos de vendas, tanto no mundo físico quanto no mundo virtual, até ele comprar.

4. Crie um blog e-commerce
Fundamental para noticiar as novas tendências da moda e apresentar os produtos aos consumidores e consumidoras. O blog e-commerce também lhe ajudará a criar um vínculo mais estreito com seu público-alvo.

5. Capriche nas páginas de produtos
O visual dos produtos é de extrema importância para convencer os consumidores a comprarem, por isso, além imagens com boa definição inclua recursos como zoom, flip, lupa e vídeo, entre outros.

6. Tenha uma Central de Relacionamento
Seja por telefone, chat ou e-mail, mantenha uma Central de Relacionamento com o consumidor para que ele possa tirar dúvidas sobre medidas, padrões, cores, materiais e outras características dos produtos.

7. Elabore uma política de trocas e devoluções
As trocas e devoluções são previstas na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 e no Decreto nº 7.962, de 15 de março de 2013, por isso, crie não apenas uma política, mas em uma forma de fazer a logística reversa.

Escolha um nicho dentro da categoria “modas”, o qual poderá ser o de sapatos, calças, camisas, etc. Você pode ser específico, isto é, criar um negócio só de sapatos femininos ou só de tênis de corrida, por exemplo. Os nichos são uma ótima oportunidade para os empreendedores que estão pensando em implantação de e-commerce.