Chatbots são softwares dotados de inteligência artificial, capacitados para fornecer respostas personalizadas para humanos e que podem ser utilizados no comércio eletrônico para fins de atendimento de consumidores.
Em geral, as vantagens de utilizar chatbots em e-commerces como o seu são:
1. Atendimento humanizado:
Os chatbots podem ser programados para responder aos seus consumidores de uma forma parecida com que um humano faria.
2. Atender mais com menos custos:
Os chatbots podem atender mais pessoas ao mesmo tempo sem que você precise criar uma carteira de trabalho e lhe pagar um salário para isso.
3. Atender com mais rapidez:
Em sites que recebem muitas visitas simultâneas, os chatbots podem evitar as filas de atendimento que geram frustração nos internautas.
4. Realizar um atendimento full time:
Os chatbots podem atender 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano ou 366 dias em anos bissextos. Ele atende enquanto você dorme.
5. Vender mais com menos custos:
Ao sanar dúvidas de mais pessoas ao mesmo tempo e quando você não está presente, os chatbots conseguem vender mais com menos.
6. Atuação em múltiplos canais:
Os chatbots podem ser configurados para funcionar a partir de aplicativos de mensagens, redes sociais e até mesmo a partir da sua loja virtual.
Se a sua loja virtual está construída em uma plataforma moderna como a Vtex, por exemplo, você pode usar os serviços de empresas como a Ubots para criar, implantar e integrar um chatbot sobre medida no sistema, o que torna o processo muito mais simples de se realizar.
No fim, seu chatbot poderá ser programado para responder a dúvidas sobre login, frete, sistemas de pagamento, gerar boletos, encaminhar os consumidores para uma página de vendas, entre outras dezenas de funções. O que você acha? Vale ou não vale a pena?