50 anos de comércio eletrônico via internet

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O que mudou ao longo das últimas cinco décadas e o que vem por aí?

50 anos de comércio eletrônico na internet: uma complexa evolução
50 anos de comércio eletrônico na internet: uma complexa evolução

Completam-se em 2019, 50 anos de comércio eletrônico (e-commerce) via internet, a qual surgiu em 1969. O e-commerce, vale lembrar, é a comercialização de produtos e serviços por meio de equipamentos eletrônicos.

Mas qual teria sido a primeira venda do tipo “e-commerce” na internet? Você saberia dizer? E como se deu a evolução do comércio eletrônico desde então? Continue a leitura e fique por dentro!

Acesse e leia também o artigo “Definição de e-commerce”. Descubra, dessa forma, que também existe comércio eletrônico fora da internet.


50 ANOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO NA INTERNET: CONSTANTE EVOLUÇÃO

Neste ano de 2019, tanto a internet quanto o e-commerce completam 50 anos. Descubra a seguir alguns dos marcos da evolução desse tipo de comércio:

Primeira intenção de compra online:

De acordo com matéria veiculada no portal EXAME, entre o fim dos anos 1960 e início dos anos 1970 só algumas universidades norte-americanas tinham acesso à Arpanet. Foi a partir desta rede de comunicação que universitários de Stanford declaram interesse na compra de um produto ilícito dos estudantes do MIT. Foi a primeira intenção de compra do e-commerce nesta rede, da qual originou-se a internet que conhecemos hoje.

Primeiro marketplace:

Acredite, o marketplace nasceu antes da loja virtual. Segundo reportagem do E-commerce Brasil, o Eletronic Mall foi lançado pela CompuServe, nos EUA, em 1984. Uma década mais tarde, esta plataforma contava com 185 lojas cadastradas. Os usuários tinham que comprar um software e instalá-lo no desktop para poder fazer compras em um catálogo online. As primeiras compras na internet podem ter ocorrido a partir deste sistema. Confira:

Primeira transação online segura:

A primeira compra online segura teria ocorrido no site Netmarket, lançado em 1994. Em agosto daquele ano, um homem chamado Phil Brandenberger comprou um CD do Sting e pagou com cartão de crédito. Os dados sigilosos foram criptografados. Até então não havia um jeito seguro de transmitir os dados de um cartão de crédito pela internet. Saiba mais sobre isso no vídeo a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=eGyhA-DIYvg&feature=emb_title

Primeiras lojas virtuais:

O Netmarket abriria as portas para o lançamento das primeiras lojas virtuais. Em 1995, por exemplo, a Amazon lançaria uma, onde comercializaria livros. No Brasil, o Magazine Luiza e Brasoftware teriam feito o mesmo mais ou menos no mesmo período.

Primeiras plataformas de e-commerce:

No final dos anos 1990 e início dos anos 2000 começaram a surgir as plataformas e-commerce, sistemas de desenvolvimento e gestão de lojas virtuais. A VTEX, fundada em 1999, por exemplo, trilhou este caminho e hoje é uma das maiores do mundo no setor. A empresa conta com uma base de mais de 2.500 clientes em diferentes países. Empresas como a Sony, Coca-Cola, Disney e Ambev têm lojas virtuais construídas com tecnologia VTEX.

Primeiras lojas omnichannel:

No início do varejo online, uma loja virtual não se integrava às lojas físicas e nem a outros canais de vendas de uma mesma marca. Todavia, isso começou a mudar em 2003 quando a Best Buy teria utilizado uma abordagem com foco no cliente e pós-venda para superar o Walmart. Desde então, as empresas têm se esforçado para integrar seus estoques e dessa forma fornecer uma experiência personalizada aos clientes em qualquer canal de vendas.

Primeiras lojas mobile first:

Com o desenvolvimento das tecnologias móveis, muitas empresas passaram a usar o conceito de mobile first na criação de suas lojas virtuais. Dentro deste conceito, as lojas online são criadas com foco de uso nas tecnologias móveis. Essa tendência originou-se em 2009 e acentuou-se na década de 2010. Em 2015, por exemplo, a Brastemp lançou uma loja mobile first.

Acesse e leia também o post “Comércio eletrônico”. Conheça, assim, as vantagens e desvantagens de abrir uma loja virtual!


O QUE OCORRERÁ NOS PRÓXIMOS 50 ANOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO?

U-commerce: um e-commerce onisciente, onipresente, onipotente
U-commerce: um e-commerce onisciente, onipresente e onipotente

Não dá para adivinhar o que vai ocorrer nos próximos 50 anos de comércio eletrônico, mas podemos dar um palpite. Há uma tendência em que o comércio online e offline se tornem cada vez mais omnichannel. Dessa otimização pode vir a nascer o U-commerce.

U-commerce (abreviação de Ubiquitous Commerce) é um termo futurista para o qual parecem caminhar os atuais e-commerces omnichannel.

No U-commerce, as vendas serão feitas segundo quatro parâmetros, são eles:

1 – Ubíquo (conexão a partir de qualquer lugar e momento);

2 – Único (personalização segundo cada consumidor);

3 – Universal (aparelhos, roupas, coisas, tudo pode se conectar e se tornar um canal de vendas);

4 – Uníssono (as coisas conectadas trocam e completam dados dos consumidores com a finalidade de melhorar a experiência de compra).

Como se pode observar, o U-commerce é a aplicação dos conceitos de onisciência, onipresença e onipotência ao comércio. Dessa forma, os consumidores poderão atender seus desejos a partir de qualquer lugar, a qualquer hora e de um jeito personalizado. Que sonho, hein?

Acesse e leia também o artigo “Everywhere commerce”. Assim, fique por dentro de um tipo de comércio omnichannel que está em franca evolução no mundo.