De acordo com a pesquisa “Mobile Shopping Focus Report” da Salesforce, o Tráfego Mobile Commerce superou o Desktop Commerce pela primeira vez na história, em 2016. Esse dado traz nova vida e novo impulso ao comércio eletrônico mundial.
Nesse contexto, eis algumas tendências que podem se concretizar em 2017 e além em relação ao M-Commerce:
1. Aumento das lojas virtuais Mobile First:
As lojas virtuais projetadas com foco nas tecnologias móveis tais como a da Brastemp (criada por meio da plataforma e-commerce Vtex), por exemplo, serão cada vez mais frequentes.
2. Aumento dos e-commerces omnichannel:
Comércios eletrônicos que harmonizam diversos canais de vendas (dentre os quais os Mobile First) em uma única plataforma surgirão com mais força no mercado.
3. Aumento do uso de sistemas alternativos de pagamento:
Muita gente tem medo de inserir dados de cartão de crédito ou senhas bancárias em aparelhos celulares e smartphones. Por isso, soluções alternativas como as da SafetyPay entrarão em voga.
4. Aumento da realização de campanhas de anúncios por geolocalização:
Imagine que um consumidor passe em frente sua loja física, onde o smartphone dele é detectado. Automaticamente, um sistema envia para ele uma promoção direta da sua loja virtual. Esse é apenas um exemplo de uso da geolocalização.
5. Aumento das experiências com a Internet das Coisas:
Internet das Coisas é a conexão de objetos como eletrodomésticos, televisores, além de roupas, relógios e outras coisas móveis do cotidiano à internet, o que pode alavancar experiências com Marketing Digital e M-Commerce no ramo.
Recentemente, o Google otimizou seu código de buscas com o objetivo de priorizar a classificação dos sites Mobile Friendly, isto é, que são mais amigáveis para uso em tecnologias móveis, o que é mais um motivo para você otimizar também a sua loja virtual tais dispositivos.