O m-commerce ou mobile commerce é o comércio eletrônico que emprega as tecnologias móveis como os smartphones e tablets para realizar vendas online. Confira 5 tendências do m-commerce em 2018:
1. Igualdade:
Um estudo realizado pela empresa de cupons Vouchercloud demonstrou que existe a tendência de que as vendas via m-commerce (que hoje representam 1/3 do comércio eletrônico) cheguem a 50% em 2018, ou seja, se igualem ao percentual de vendas do e-commerce.
2. Negócio orientado para m-commerce:
Com cada vez mais consumidores do tipo mobile, as empresas tenderão a orientar seus negócios conforme a demanda. Logo, surgirão mais iniciativas como as de Mobile First, Mobile Site, Mobile Friendly, Mobile App, Mobile Marketing e sites responsivos.
3. Proximidade:
O crescente uso das tecnologias móveis para compras fará com que muitos lojistas virtuais tentem gerar mais amizades (como fazem as pequenas lojas físicas de bairros) para assim vender mais. Para ampliar a intimidade/proximidade, eles vão usar mais as redes sociais, que têm sido subutilizadas.
4. Ubiquidade:
Mais consumidores poderão fazer compras de casa, de dentro do ônibus, no carro, na praça, na praia, na fila do açougue, no intervalo de um jogo de futebol depois de ter visto um anúncio no telão, etc., o que fará com que o comércio eletrônico se torne ubíquo, isto é, realizado a partir de qualquer lugar.
5. Realidade aumentada:
Serão desenvolvidos e aprimorados sistemas para auxiliar as compras mobile. A Ikea, por exemplo, lançou recentemente um aplicativo que permite que os consumidores observem virtualmente nas telas de seus smartphones como ficarão os produtos/móveis em suas casas antes de compra-los.
No futuro, espera-se que o m-commerce ultrapasse o e-commerce em número de vendas. Por esse motivo, é importante que os empreendedores e administradores de lojas virtuais como você comecem a se preparar para essa mudança desde agora.