5 tendências do e-commerce em 2018

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Comércio eletrônico cresce e experiências ficam cada vez melhores

Tendências do e-commerce em 2018: um cenário promissor

E-commerce em 2018: um cenário promissor

Um novo ano desponta no horizonte e eu espero que ele seja próspero não apenas para a agência de Marketing Digital E-Plus, mas para todos os nossos investidores, fornecedores e, é claro, para você que é o nosso cliente ou que pretende ser em breve. E o próximo ano, amigos e amigas, é no mínimo promissor. Observem essas 5 tendências do e-commerce em 2018 e me digam se não estou certo:

1. Omni-channel:

A experiência omni-channel deve se intensificar. No desejo de conhecer melhor um produto antes de compra-lo, cada vez mais consumidores vão procurar informações em diferentes canais como nos PCs no conforto de suas casas, nas tecnologias móveis enquanto viajam nos transportes públicos, nas lojas físicas quando passeiam pelas ruas, em seus notebooks durante os intervalos no trabalho, na internet das coisas como a dos relógios, automóveis, etc.

Em todos esses canais e em outros mais que surgirem com o tempo, as plataformas e-commerce integrarão dados como os do histórico dos clientes e da Jornada de Compras com cada vez mais precisão, concisão e objetividade, de forma a oferecer melhor Customer Experience e User Experience aos consumidores onde quer que estes estejam.

2. IA e-commerce:

Crescerão em número e em eficácia os aplicativos, softwares e scripts “envenenados” com Inteligência Artificial (IA). Essas coisas vão ficar muito melhores em ações como as de prever comportamentos de consumidores, gerir inventários, recomendar produtos, monitorar preços, detectar fraudes, automatizar atividades de Marketing e até atender com perfeição aos consumidores em chats.

3. Personalização:

Surgirão mais e-commerces com interfaces de compras com meios para que o consumidor possa escolher modelo, cor, estampa, medidas, material, detalhes, voltagem e outros parâmetros em produtos e serviços. Além disso, com o crescimento da IA, as lojas conseguirão prever os comportamentos dos compradores com mais precisão e, com base nisso, personalizar o atendimento com mais perfeição. Em outras palavras, elas poderão oferecer os produtos certos, na hora certa, no lugar certo para a pessoa certa e assim vender mais.

4. Mobile:

As transações via mobile vão superar os US$ 6 trilhões até 2021, segundo pesquisa da App Annie. Tamanha intensidade já tem sido sentida no Brasil, cujo comércio via mobile cresceu 75% no terceiro trimestre de 2017, conforme estudo da Nuvem Shop. Para atingir a este público que aumenta com rapidez, serão mais frequentes os sites responsivos, os Mobile First e os Mobile Friendly, além dos aplicativos e-commerce.

5. Coisas:

A Internet das Coisas é uma terminologia criada pelo pesquisador Kevin Ashton para nomear a crescente onda de conexão de objetos do cotidiano como geladeiras, carros, relógios, óculos, roupas, etc., à internet. De acordo com pesquisa da Gartner, em 2020 o mundo terá mais de 30 bilhões de coisas como estas conectadas à rede. Até lá, os inventores de plataformas e-commerce vão desenvolver e aprimorar sistemas que viabilizem, por exemplo, que uma coisa como uma geladeira encomende alimentos em um site e-commerce automaticamente, entre outras ações integradas ao e-commerce.

Além dessas, há outras áreas do comércio eletrônico que também prometem evoluir em 2018, tal como as da logística de entrega e/ou devolução de produtos, o uso das redes sociais para relacionamento com consumidores, as compras via realidade virtual, as formas de pagamento e a convergência de tecnologias e serviços do ramo.