Quem é do ramo e-commerce sabe que não dá para dispensar os serviços de uma agência de Marketing Digital, pois a competição entre as empresas na internet está cada vez maior e sem aliados especializados em divulgação é impossível tanto manter como conquistar fatias do mercado. E no próximo ano, mais do que nunca, as agências serão fundamentais em várias áreas, pois haverá maior adesão:
1. Ao Marketing Digital:
O comércio eletrônico não para de crescer e as empresas não param de criar lojas virtuais e sites na internet, o que produzirá uma demanda cada vez maior por serviços de Marketing Digital como SEO, E-mail Marketing, links patrocinados e gestão de Marketing, entre outros, além do serviço de implantação de e-commerce.
2. Aos vídeos:
A quantidade de pessoas que assistiu vídeos ao vivo há dois anos foi bem menor do que em 2017. A tendência é que isso continue crescendo. Um relatório da Cisco prevê que em 2019, 80% da audiência da rede mundial de computadores será voltada para vídeos. Como se pode observar, é a hora do Vídeo Marketing.
3. Aos chatbots:
Com a evolução da Inteligência Artificial (IA), os chatbots – sistemas que oferecem respostas automatizadas e personalizadas para humanos – surgirão nos sites institucionais e nas lojas virtuais com mais frequência. As agências de Marketing Digital serão contratadas para implantar o “robozinho” que irá atender os consumidores e poupar o tempo e o dinheiro dos lojistas.
4. Aos links:
A entrada de mais empresas na web gera a criação de mais sites e lojas virtuais, o que aumenta a demanda por links patrocinados. Com isso, a concorrência entre as empresas cresce e o Custo por Clique (CPC) também. Logo, o pessoal do Marketing Digital precisará descobrir palavras-chave subutilizadas e assim fazer mais com menos em favor de seus clientes.
5. Às redes Sociais:
O crescimento do m-commerce fará com que empresas aumentem seus investimentos nas redes sociais para se aproximarem dos consumidores. Muitas dessas empresas contarão com as agências de Marketing Digital para selecionar e contratar influenciadores digitais que passarão a atuar diretamente nas mídias sociais a fim de conquistar/fidelizar a mente e o coração dos usuários.
Além disso, a realidade virtual, buscas por voz, geolocalização, mídia digital out of home, internet das coisas e realidade aumentada são outras áreas nas quais o Marketing Digital poderá ter uma atuação forte no próximo ano. O Marketing de Conteúdo, por sua vez, não somente continuará em voga como tenderá a melhorar em qualidade.