A sua loja virtual não é só sua. Ela também é dos seus investidores, fornecedores, colaboradores e compradores. Sendo assim, pense na sua loja como se ela fosse uma família que mantém diálogo constante. Se ela ainda não é uma família agora, você precisa transformá-la em uma, o que é possível realizar principalmente por meio do engajamento e da fidelização dos compradores/ consumidores. Confira algumas táticas possíveis para se fazer isso:
1. Conteúdo SEO
O blog e-commerce ainda é uma das melhores formas de engajar consumidores. Nesta mídia é possível escrever resenhas, fazer descrições e publicar informações gerais sobre os seus produtos, além de inserir links diretos para as páginas de vendas deles na sua loja virtual. De quebra, um conteúdo criado com técnicas SEO melhora o posicionamento do seu e-commerce nos resultados orgânicos de sites de buscas como o Google e Bing, o que atrai e engaja mais visitantes.
2. E-mail Marketing
Você insere uma squeeze page no seu blog e-commerce e/ou loja virtual e, com ela, captura os e-mails dos seus leitores e consumidores. Na sequência, envie diariamente ou semanalmente as suas atualizações de produtos e posts via e-mail para os inscritos. Em cada e-mail, coloque um link para uma landing page de um produto específico ou para um artigo com informações de interesse do assinante.
3. Redes Sociais
Twitter, Facebook, Pinterest e outras redes sociais são muito boas para engajar consumidores. Crie e use as suas fanpages nestas redes sociais para expor as novidades do seu nicho de negócios, medir o interesse dos visitantes, ter ideias de novos produtos para vender e, é claro, para engajar e fidelizar as pessoas. Uma boa tática para fazer isso é publicar, de vez em quando, os conteúdos dos próprios usuários que achar mais interessantes (com a autorização deles, é claro). Isso cria vínculos.
4. Links Patrocinados
As campanhas de anúncios patrocinados aumentam as visitas à sua loja virtual instantaneamente. Segundos depois que um anúncio é criado e liberado, ele é publicado e acessado pelos internautas que o encontram nos resultados de buscas dos sites de pesquisa e em seus sites parceiros. O melhor dessa tática é que somente as pessoas realmente interessadas no que você tem a dizer ou vender é que clicam nos anúncios e chegam até a sua loja virtual ou blog. Uma vez lá, eles poderão assinar seu E-mail Marketing ou curtir as suas redes sociais e, assim, subir mais um grau no engajamento.
5. Aplicativos
Cada vez mais pessoas acessam a internet via smartphones a partir de trens, ônibus, praças, parques, shoppings, residências e/ou de qualquer outro lugar. Como nem sempre a internet desses lugares é boa, compensa criar aplicativos que possam ser acessados off-line. Como os mobile apps não precisam recarregar toda a página como ocorre com os mobile sites, eles facilitam o engajamento.
Elimine todas as dificuldades e crie cada vez mais facilidades para conquistar, fidelizar e engajar seus consumidores. Use as táticas do Conteúdo SEO, E-mail Marketing, Redes Sociais, Links Patrocinados, Aplicativos e outras mais para transformar a sua loja virtual em uma família que dialoga e que se defende de ameaças. Essa é a base para o seu sucesso no e-commerce.