O que uma loja virtual precisa ter para obter resultados e crescer? Selecionei o básico para quem está começando a se preparar para uma implantação de e-commerce, confira:
• Design impecável:
Um Design impecável deve incluir forma e função acima da média, isto é, precisa ter uma aparência bonita e fácil de usar em todos os tipos e tamanhos de telas.
O site e-commerce deve ter os botões certos nos lugares certos, links que funcionam corretamente, promoções ideais para cada época e demanda, sistema de buscas e meios para comparar produtos, etc.
• Múltiplas formas de pagamento:
O mercado é composto por consumidores de diferentes classes sociais e faixas etárias (gerações e-commerce), que utilizam variadas formas de pagamento. Por isso, quanto mais ampla sua oferta de meios de pagamento melhor.
Ao oferecer pagamento em dinheiro na entrega, por exemplo, você abre sua loja virtual para aquelas pessoas que não têm conta em banco. Já ao oferecer boleto bancário, você atinge o público que não possui cartão de crédito.
• Boa reputação:
Segurança e credibilidade são duas coisas que podem proporcionar uma boa ou uma má reputação para a sua loja virtual. Tudo vai depender da maneira como você trabalha com elas.
Logo, para ter boa reputação, procure trabalhar com as certificações e selos de segurança mais modernos, desenvolva uma cultura organizacional, exiba os endereços, telefones, nomes dos responsáveis pelo site e-commerce, etc. Tenha um bom sistema de atendimento ao cliente.
• Mix de produtos adequado:
O mix de produtos é a carteira de itens que você vai colocar à venda na sua loja virtual. Ele pode ser definido por sazonalidade (períodos do ano), popularidade (frequência de compra), novidade (lançamentos) ou outro parâmetro.
É importante que o mix de produtos esteja adequado ao seu público-alvo. Além disso, os produtos precisam se complementar para que você possa trabalhar com as técnicas de cross-selling e upselling e, assim, vender mais.
• Marketing profissional:
Uma equipe de Marketing profissional lhe ajudará a conquistar clientes qualificados para realizar compras em sua loja virtual com o menor custo possível, pois uma empresa de Marketing sempre tem metas a bater.
O know-how (saber teórico, prático e multidisciplinar de uma agência de Marketing Digital) proporciona a chance de você obter soluções diferenciadas e, com isso, maior penetração no mercado com menos esforço.
Nunca é demais lembrar que todos esses recursos devem estar sustentados por uma plataforma e-commerce escalável, isto é, que seja capaz de permitir o crescimento em curto, médio e longo prazo sem grandes problemas.