5 recursos que aumentam as vendas da sua loja virtual

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Saiba o que já está dando certo para os e-commerces em geral!

 

Trabalhe com recursos comprovados para aumentar as vendas do seu site e-commerce
Trabalhe com recursos comprovados para aumentar as vendas do seu site e-commerce

Aumentar as vendas de uma loja virtual é um desafio diário para administradores de e-commerces como você. Nesse contexto, muitas vezes, é necessário recorrer ao famoso método de tentativa e erro até que se descubra o jeito certo de fazer as coisas. Contudo, há coisas que já foram testadas por outros administradores.

Por exemplo, conheça esses 5 recursos (já comprovados) que podem aumentar as vendas da sua loja virtual:

1. Cross-selling e upselling:

Essas são duas técnicas de vendas em lojas virtuais que visam o oferecimento automático de produtos complementares ao produto que o consumidor está comprando.

Por exemplo, se a compra principal é um tênis, o site oferece (por meio de uma chamada simples como “comprar também”) um par de meias. A diferença entre um e outro sistema é que o upselling serve para recomendar produtos do tipo premium (de alta qualidade).

Conforme dados divulgados no blog Ciclo, as recomendações de produtos representam entre 10% e 30% da receita do comércio eletrônico.

2. E-mail Marketing:

O E-mail Marketing é um sistema de envio de mensagens comerciais para uma base de consumidores que desejam comprar os produtos que a sua loja virtual vende. Em linhas gerais, as mensagens visam enviar os assinantes da lista de e-mails para as páginas de vendas do seu site e-commerce.

O segredo desse sistema é a obtenção de uma lista de e-mails qualificada, isto é, formada por pessoas que se interessam pelos seus produtos. Uma das formas de criar essa lista é por meio das chamadas squeeze pages e dos formulários de captura.

De acordo com informações publicadas no artigo “Vendas no e-commerce são maiores quando se usa o e-mail marketing”, a taxa de conversão dessa técnica de comércio pode chegar a 4,25%, ou seja, está bem acima da média geral do e-commerce brasileiro que é de 1,65%.

3. Promoções:

Realizar uma promoção é elevar o grau de importância de um determinado produto, o que implica em aumentar o seu valor (percepção da sua qualidade) ou reduzir o seu preço.

As plataformas e-commerces geralmente contam com ferramentas que facilitam a criação de promoções. A Vtex, por exemplo, possui o recurso Vtex Pricing que possibilita a criação de promoções por CEP, frete, forma de pagamento, categorias, marcas, lançamentos, etc.

Não há uma estatística média para o quanto as lojas convertem por meio de promoções, no entanto, segundo estudo realizado com 25 lojas que migraram para a Vtex (que conta com o Vtex Pricing), estas experimentaram aumentos de 12% no Ticket médio, 56,7% na conversão e 126% no faturamento.

4. Conteúdo da audiência:

Segundo os princípios persuasivos do professor de Psicologia e Marketing, Robert Cialdini, as pessoas em geral tendem a ser influenciadas pelas chamadas “provas sociais”, isto é, pelas estatísticas de aprovação e pelos discursos de recomendação de quem já usou um determinado produto.

Ora, se é assim, então os depoimentos, as resenhas e as notas dadas para produtos e para lojas virtuais nos blogues, sites e redes sociais são potenciais geradores de vendas.

Assim como na questão das promoções, não há dados disponíveis sobre a taxa de conversão do conteúdo da audiência, no entanto, sabemos que esses discursos vendem porque há empresas que se especializaram em certificar a qualidade deles por meio de selos como o Site Sincero, por exemplo.

5. Remarketing:

Aproximadamente 98% das pessoas que visitam uma loja virtual em um determinado período saem sem comprar nada. Muitas dessas pessoas querem comprar, porém, ainda estão em dúvida, estão comparando produtos ou, talvez, estão apenas esperando o dia do pagamento.

Logo, se você utiliza os links patrocinados para e-commerce para captar consumidores para a sua loja virtual, verá que nem todo mundo que clica sobre os seus anúncios faz uma compra. Parte desses consumidores que não compram pode ser recuperada por meio do Remarketing, que identifica quem já visitou o que em seu site e-commerce e exibe os anúncios para eles novamente em outras oportunidades.

Dados do CMO.com publicados no site do Moip revelam que o Remarketing pode aumentar em 33% as vendas da sua loja virtual, o que pode ser um excelente negócio para você, não é mesmo?

Felizmente, há inúmeras técnicas de vendas que podemos usar para aumentar o faturamento das nossas lojas virtuais. Essas (as levantadas nesse post) são apenas algumas delas. Fique à vontade para falar sobre as suas próprias experiências nos comentários abaixo. Somos todos ouvidos (quero dizer, olhos)…