5 modelos de negócios para e-commerce

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Tenha uma noção de por onde iniciar e como encaminhar o seu comércio eletrônico!

Modelos de negócios para e-commerce: tenha uma ideia clara de como começar a sua loja online. Imagem: @freepik
Modelos de negócios para e-commerce: tenha uma ideia clara de como começar a sua loja online. Imagem: @freepik

Modelos de negócios para e-commerce são formatos de organização que definem as linhas gerais de um negócio online. Sendo assim, eles permitem que empreendedores como você tenham uma base por onde possam começar a criar um comércio eletrônico.

Em outras palavras, esses formatos contém em si um esboço mental que ajuda você empreendedor a guiar os seus esforços. Eles geram um horizonte para o qual você deverá seguir, acompanhe em seguida!

5 MODELOS DE NEGÓCIOS PARA E-COMMERCE

Há vários tipos de modelos de negócios para e-commerce, cada qual com um viés. Por exemplo, você pode fazer muitas vendas online ao criar uma loja virtual em formatos como os de:

1 – Artesanato:

No artesanato, você deverá criar produtos por meio de técnica de trabalho manual. Com efeito, a produção não será em série como ocorre em uma fábrica. Em contrapartida, seus produtos serão originais e exclusivos, sem concorrência direta, o que lhe permitirá vende-los com um preço mais alto em relação a itens industrializados.

2 – Dropshipping:

O Dropshipping é um modelo de logística e comércio que permite a venda de produtos sem ter um estoque próprio, mas usando o estoque do fornecedor. Desse modo, depois que o consumidor fizer uma compra na sua loja virtual, você repassa o pedido ao seu fornecedor, que separa, prepara, embala e envia o pacote ao cliente final.

3 – Fabricação:

Se você tem uma fábrica, então poderá atuar no modelo D2C, sigla inglesa para Direct to Consumer. Ou seja, os fabricantes do e-commerce podem vender os seus produtos industrializados para os clientes finais via loja virtual, sem passar por intermediários como distribuidores e revendedores.

4 – Impressão sob demanda:

Neste formato de e-commerce você pode vender produtos com impressão personalizada como canecas, camisetas, chinelos e brindes em geral. Assim como no dropshipping, a impressão sob demanda fica a cargo do seu fornecedor, que neste caso será uma ou mais gráficas. Seu fornecedor recebe uma cópia do pedido e envia o produto para o cliente final.

Vídeo: saiba mais sobre e-commerce de impressão sob demanda

5 – Revenda:

Se você não pretende produzir seus próprio produtos, então poderá compra-los de fabricantes e artesãos e depois revende-los no e-commerce. A ideia aqui é comprar os produtos e armazená-los em um estoque próprio. Quando uma venda é feita na sua loja virtual, você mesmo separa, prepara, embala e envia o produto ao cliente final.

COMO MONTAR A SUA LOJA VIRTUAL APÓS ESCOLHER O SEU MODELO DE NEGÓCIOS PARA E-COMMERCE?

O primeiro passo para montar a sua loja virtual seja de artesanato, fabricação, dropshipping, impressão sob demanda ou revenda é escolher uma plataforma e-commerce. Existem plataformas ideais para cada tipo de modelo de negócios.

A dica é alugar a melhor plataforma e-commerce que puder, de preferência uma que seja escalável. Dessa maneira a sua loja virtual poderá crescer sem travamentos e gargalos ao longo do tempo.

Assim que puder clique em “Projetos de e-commerce” e conheça 11 tipos de lojas virtuais para começar agora!