O que têm feito os grandes e-commerces mundiais como o Alibaba, Amazon e eBay, entre outros, para se manter na vanguarda do comércio eletrônico? Confira, a seguir, 5 lições a serem estudadas nesse contexto:
1- Integração:
Em maio de 2016, uma das maiores lojas virtuais de esportes do mundo, a Netshoes, integrou o marketplace com a plataforma e-commerce Vtex, o que unificou e tornou mais fácil a operação das empresas varejistas do grupo. Os grandes e-commerces buscam integrações como essa, que proporcionam vantagens para seus fornecedores, parceiros e consumidores.
2- Inovação:
Em 2014, a Amazon instalou 15 mil robôs em alguns de seus armazéns com a finalidade de agilizar a separação de pedidos e reduzir custos operacionais. Em 2015, a Alibaba chegou a fazer testes com drones para a entrega de pedidos. O eBay, em parceria com a Myer, mantém um aplicativo de Realidade Virtual de uma loja virtual com mais de 8 mil produtos. É preciso inovar pra crescer.
3- Parcerias:
De olho nos consumidores que despontam juntamente com os dispositivos móveis, a China Mobile Ltd e o e-commerce Alibaba fecharam uma parceria em dezembro de 2016. Juntas, as duas empresas visam fornecer melhor infraestrutura para pagamentos, informação, automação, etc., no setor. Nenhum e-commerce é uma ilha. Todos precisam de parceiros.
4- Foco no consumidor:
Grandes e-commerces coletam, interpretam e aplicam – na tomada de decisões – os dados (Big Data) das ações dos consumidores ao longo de suas jornadas de compras. A IBM chegou a desenvolver um software chamado Watson Commerce, o qual emprega a aprendizagem cognitiva para melhorar a experiência do consumidor e as vendas em lojas virtuais.
5- Novos mercados:
A Apple acaba de confirmar que pretende investir no desenvolvimento de carros autônomos. Já a Alibaba anunciou que vai investir em 4 datacenters internacionais a fim de obter maior participação no mercado de serviços em nuvem. Para crescer é preciso se arriscar na entrada em novos mercados, novos oceanos azuis.
Fiquemos de olho nos grandes e-commerces mundiais. Sempre há coisas que podemos aprender com eles para melhorar os nossos comércios eletrônicos.