A empresa Google possui mais de uma centena de ferramentas. Decerto, estas são voltadas para gerar respostas, proporcionar experiências audiovisuais, criar conexões, aumentar a organização e melhorar a eficiência em atividades diversas. O legal é que muitas delas podem ser usadas para impulsionar negócios como o da sua loja virtual. Enfim, por isso elas são recursos que eu costumo chamar de ferramentas Google para e-commerce (apesar de não serem de uso exclusivo do comércio eletrônico).
5 recursos Google para e-commerce
Estes são alguns dos recursos que eu considero “ferramentas Google para e-commerce”, confira:
1. Meu Negócio:
A ferramenta Google Meu Negócio viabiliza a indexação dos dados comerciais do seu negócio no Google e, assim, ajuda os consumidores a encontrarem a sua empresa com mais facilidade via internet. De fato, esta ferramenta se integra com outras mais como a Google Maps e a Google Ads. Dessa forma, torna-se possível anunciar sua empresa para as pessoas ideais, nos lugares mais adequados e nos momentos certos.
2. Merchant Center:
A Google Merchant Center é a plataforma com a qual você poderá criar e gerir a divulgação de produtos do seu e-commerce no Google Shopping (site comparador de preços no estilo Buscapé e Bondfaro, entre outros). Ela integra-se com a Google Adwords, o que possibilita que você desenvolva campanhas de anúncios altamente personalizadas.
3. Formulários:
Formulários Google é uma ferramenta de criação de formulários de pesquisa de mercado e de opinião. Tais formulários podem ser incorporados a blogues, sites e e-mails. Ao utilizá-la, você poderá conhecer melhor o que pensam os seus fornecedores, colaboradores e sobretudo os consumidores. Dessa maneira, você conseguirá otimizar a sua loja virtual com mais qualidade e vender mais.
4. Think With:
A Google Think With conta com dados de pesquisas, estudos de casos de sucesso, tendências e insights, os quais são publicados em um site. Você poderá visualizar e comparar esses dados e utilizá-los para melhorar o Design, a usabilidade, os produtos, o Marketing e a experiência do consumidor em sua loja virtual, entre outros parâmetros.
5. Test My Site:
A Test My Site permite que você teste a velocidade do seu site em dispositivos móveis. Essa ferramenta fornece o tempo de carregamento e o percentual de visitantes que o site perde devido à lentidão. Ela também compara os resultados com o de outras lojas virtuais ou sites e emite uma lista de melhorias. Outra ferramenta chamada de PageSpeed Insights testa páginas em desktops e mobiles.
A empresa Google também conta com outras ferramentas importantes para empreendedores e administradores de e-commerces, tais como a Google Analytics (serviço de web análise), Google Ads (serviço de publicidade), Keyword Planner (planejamento de palavras-chave), Youtube (para a criação de canais de vídeos) e Primer (aplicativo com lições de Marketing e Marketing Digital). Recomendo que você leitor experimente-as e faça o seu melhor com elas.