No e-commerce, o Teste AB, também conhecido como Teste de Divisão ou Bucket Testing, é um procedimento que compara duas versões de um elemento como uma página, um botão, um conteúdo, por exemplo. Seu objetivo é verificar qual versão tem o melhor desempenho. Esse procedimento pode ser feito por meio de ferramentas de Teste AB.
Basicamente, as ferramentas de Teste AB comparam a versão original, chamada de “Controle”, com a versão alterada, chamada de “Variação”, de um elemento. Elas expõem ambas as versões ao mesmo tempo para o mesmo público, tendo em vista verificar qual delas tem a melhor performance.
Desse modo, ao usar dados concretos de desempenho, esse tipo de ferramenta evita a adivinhação. Sendo assim, gestores como você podem tomar decisões mais precisas e fazer melhorias baseadas em dados reais nas suas lojas virtuais. Com efeito, fica mais fácil e rápido melhorar a conversão de leads e de vendas no seu negócio online.
Com as melhores ferramentas de Teste AB você pode testar cores, botões, imagens, conteúdo, chamadas para a ação, headlines, vídeos, campos de formulários, posicionamento dos elementos em uma página, estilos de fonte, informações sobre produtos, layouts, etc. Pode fazer isso em páginas de checkout, produtos e categorias, por exemplo. É uma mão na roda.
5 FERRAMENTAS DE TESTE AB
Agora que você já sabe o que são ferramentas de Teste de Divisão, conheça 5 delas logo em seguida, confira:
- Omniconvert: permite fazer alterações na versão de “Variação” por meio de um editor WYSIWYG e logo depois comparar com a versão de “Controle”. É possível editar código HTML, bem como o conteúdo e/ou estilo CSS do elemento;
- Optimizely: possibilita realizar testes AB em interfaces front-end e em dados back-end. Com esta ferramenta você pode testar versões de páginas da sua loja virtual ou interfaces do seu aplicativo, por exemplo;
- Google Optimize: permite fazer testes AB e multivariados. Este sistema integra-se ao Google Analytics com o objetivo de ajudar a identificar as partes da sua loja virtual que precisam de melhorias;
- RD Station: plataforma de automação de Marketing que conta com um sistema que possibilita realizar testes AB em landing pages e em conteúdos de E-mail Marketing, o que ajuda a melhorar a conversão em ambos os casos;
- Adobe Target: essa ferramenta de Teste AB possibilita criar testes selecionando, trocando, arrastando e soltando conteúdo. Permite testar imagens e interfaces, entre outros elementos, em todos os seus canais digitais.
Use, enfim, as ferramentas de Bucket Testing para entender e melhorar o desempenho das páginas da sua loja virtual e do seu app de e-commerce. Trabalhe com dados reais e evite as adivinhações, pois dessa maneira você estará no caminho certo para uma melhoria contínua.
- Assim que puder clique em “Testes de usabilidade” e saiba qual a importância disso para o seu e-commerce!