5 erros que causam prejuízos para uma loja virtual como a sua

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Corrija as falhas e ganhe mais consumidores satisfeitos

Elimine os erros e obtenha mais sucesso com seu site e-commerce
Elimine os erros e obtenha mais sucesso com seu site e-commerce

Erros em lojas virtuais causam todo tipo de prejuízo, tais como perdas de tempo, punições nos motores de buscas, impactos negativos na sua reputação, atrapalham a vida dos seus consumidores e, não menos importante, reduzem o seu lucro.

A seguir listo 5 erros que causam prejuízos para uma loja virtual como a sua, os quais você precisa evitar, confira:

1. Erros de digitação:

Recentemente o portal E-commerce Brasil publicou a notícia de que um erro de digitação no site Anthropologie provocou a venda de um sofá de US$ 8 mil por apenas US$ 149,00. Por sorte, a empresa incluía em suas políticas um termo que autorizava a loja a cancelar pedidos com erros de divulgação. Não fosse isso, seus diretores teriam tido um grande prejuízo.

2. Erros de descrição:

Um erro muito comum nos sites e-commerce é a cópia e publicação proposital de conteúdo descritivo de produtos do fabricante. Esse tipo de ação interfere negativamente nas suas campanhas SEO. Além disso, erros em descrições podem conferir a um produto características que ele não tem e, assim, gerar brechas para devoluções.

3. Erros de usabilidade:

Em 2015 relatei aqui no blogue da agência de Marketing Digital E-Plus um clássico erro de usabilidade. Um varejista norte-americano possuía uma loja que tinha um sistema de fechamento de vendas que causava confusão entre os consumidores. Um consultor resolveu o problema ao modificar uma única palavra em um botão. Com isso, o site aumentou o faturamento em 45%. Saiba mais sobre essa história no artigo “Quando um botão faz toda a diferença no Design e-commerce”.

4. Erros de palavras-chave:

Seja para economizar espaço ou por pura distração, alguns redatores de lojas virtuais não inserem a palavra-chave correta, isto é, que está sendo realmente buscada nos motores de buscas como o do Google e do Bing. Eles omitem caracteres ou distorcem o termo, o que impede que os consumidores achem a página de vendas do produto. Além disso, o uso de palavras-chave muito genéricas como “livro”, por exemplo, ao invés de específicas como “livro do Stephen King” nos títulos e partes dos textos de vendas pode até atrair consumidores, mas gerarão poucas compras justamente por não serem específicas.

5. Erros de ofertas de produtos:

Imagine que uma consumidora busca o “Perfume de Mulher X” em sua loja virtual e que o sistema retorna para ela perfumes infantis, para homens e para mulheres. Ao expor produtos que a consumidora não solicitou, essa loja corre o risco de perder uma venda. Para solucionar esse “erro”, você poderá utilizar aplicativos como o Roi Hero, por exemplo, que faz com que sua loja recomende os produtos mais adequados para cada consumidor.

Vídeo: conheça mais erros que comprometem o sucesso do seu e-commerce!

Errar é algo comum no e-commerce, o importante é não persistir no erro. Portanto, trabalhe diariamente e sistematicamente para corrigir todas as falhas da sua loja virtual e, assim, obter mais consumidores satisfeitos e mais lucro no fim do mês.