Em uma loja virtual, a experiência do usuário é medida por meio de fatores como a velocidade, a clareza, o conteúdo, a segurança e a compatibilidade. Otimizá-los é importante para aumentar as suas vendas.
Sendo assim, apresento a seguir 5 dicas de otimização da experiência do usuário no seu site e-commerce, confira:
1. Velocidade
Circula na web um estudo realizado pelo Yahoo que nos dá a conhecer que para cada melhora de 400 milissegundos na velocidade, o percentual de tráfego no site do grupo aumenta 9%.
Em uma loja virtual, esse aumento no tráfego significa um maior número de leads visitando as páginas de vendas e, consequentemente, mais fechamentos de vendas e mais lucro.
– Dica: teste e empregue técnicas de otimização para reduzir a lentidão do seu site e-commerce. E mais! Use tecnologias como a SmartCheckout®, que permite fechar compras em menos de 15 segundos.
2. Clareza
Suponhamos que você tenha resolvido o problema da lentidão na sua loja virtual, porém, o Design do site é confuso, a padronização de cores e formatos (característica de uma cultura organizacional) não existe.
Nesse cenário, o lead perde a paciência rapidamente e procura uma loja concorrente. Mais do que isso, esse lead vai se lembrar do nome do seu site e-commerce e vai evita-lo nas próximas oportunidades.
– Dica: procure uma agência de Marketing Digital que forneça o serviço de consultoria e-commerce para layout de loja virtual. Leia “Quando um botão faz toda a diferença no Design e-commerce”.
3. Conteúdo
Muito bem, agora que os problemas da velocidade e da clareza foram solucionados na sua loja virtual, você precisa melhorar o conteúdo, que geralmente é copiado dos fabricantes dos produtos.
A cópia de conteúdo gera duplicação na web, o que faz buscadores como o Google diminuírem o valor das suas páginas no ranking de pesquisas. Isso sem falar que esse conteúdo possui poucos argumentos de vendas.
– Dica: aprenda encaixar descrições de e-produtos aos e-consumidores, use argumentos de vendas (Neuromarketing e princípios de Cialdini) e empregue o “Padrão F” de diagramação.
4. Segurança
Os consumidores brasileiros e latino-americanos em geral se esquivam de lojas virtuais que consideram suspeitas, pois têm medo de fraudes e golpes como o roubo de senhas, a não entrega do produto, etc.
Para esses consumidores, lojas suspeitas são aquelas que não possuem referências de endereço, certificações digitais, informações de contato, suporte de chat, etc.
– Dica: comece a usar selos e certificações de segurança, informe todos os seus dados de contato, tenha uma política de entregas e de trocas de produtos.
5. Compatibilidade
Muitas das lojas virtuais atuais foram concebidas para utilização nas telas grandes dos computadores desktops e dos notebooks, ignorando completamente as tecnologias móveis.
Ocorre que o uso dos smartphones cresce exorbitantemente entre a população e, em vários lugares, as pessoas têm usado mais esse tipo de tecnologia portátil ao invés dos computadores de mesa.
– Dica: use uma plataforma omni-channel, que permita integrar e compatibilizar a sua loja física e loja virtual às diferentes tecnologias de acesso usadas pelo seu público-alvo.
Todos os dias, realize alguma atividade que melhore a experiência do usuário na sua loja virtual. A soma de todas essas atividades vai lhe ajudar a criar uma loja virtual outlier (fora de série) no futuro.]